18 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Noite Aberta “Mar de plástico” na Estação de Biologia Marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
00
 
No passado dia 27 de agosto decorreu na Estação de Biologia Marinha do Funchal a Noite Aberta sob o tema do lixo marinho, com o orador convidado Doutor Ignacio Gestoso García, Investigador de pós-doutoramento do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

A Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público uma noite por mês durante o Verão com visitas guiadas, projeção de imagens e pequenas palestras ligadas a um diferente tema escolhido, com o intuito de mostrar o que se faz tanto na componente da investigação como da educação ambiental.

A palestra desta noite aberta, intitulada “Mar de plástico”, incidiu sobre a problemática do lixo marinho a nível global e como se encontra a situação na Madeira, ilustrando alguns dos trabalhos de investigação que estão sendo feitos na Ilha. Nomeadamente, a importância do lixo marinho flutuante como vetor de introdução de espécies marinhas não indígenas, as opções que estão sendo desenvolvidas para solucionar este problema e o que cada um de nós pode fazer para mudar os seus hábitos de vida “plástica”.

Três quartos da superfície do nosso planeta é oceano, onde existe uma grande variedade de habitats e uma grande biodiversidade. Infelizmente, o meio marinho é históricamente utilizado como um local de despejo de lixo doméstico e industrial, diretamente ou através dos rios, conduzindo a impactos negativos nos ecossistemas marinhos e também na economia.

Nesta última noite aberta foi realizada uma visita guiada às 20h aos laboratórios que constituem a Estação e desenvolvidas fichas para os mais jovens sobre a duração do lixo no mar.

As inscrições Noites Abertas são gratuitas e poderá fazê-las na Estação de Biologia Marinha, pelo telefone 291 700 360 ou por Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: Ignacio Gestoso e Patrício Ramalhosa /Canning-Clode Marine Lab, e Flávio Martins; Texto de: Ignacio Gestoso e Luísa Costa /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS