18 Outubro 2021
Departamento de Ciência participa na Noite Europeia dos Investigadores Versão para impressão Enviar por E-mail
06  No passado dia 30 de setembro o Departamento de Ciência e Recursos Naturais da Câmara Municipal do Funchal participou na Noite Europeia dos Investigadores com o tema “Ciência no dia-a-dia”.

A «European Research Night» surgiu em 2005 e é uma iniciativa da Comissão Europeia, que envolve diversas entidades dedicadas à investigação e pretende aproximar os investigadores e a ciência do público em geral. Todos os eventos aconteceram ao mesmo tempo, em 250 cidades espalhadas por toda a Europa. Na Madeira, esta iniciativa, foi organizada pelo Observatório Oceânico da Madeira e decorreu no Centro Comercial La Vie, dela constando atelieres, exposições e uma tertúlia sobre as Oportunidades de Investigação na RAM, moderada pelo Dr. Manuel Biscoito e envolvendo representantes de instituições científicas e de gestão de ciência da Madeira.

A Estação de Biologia Marinha do Funchal participou neste evento com uma exposição do projeto “Leva Portugal ao Mundo” expondo a embarcação não tripulada “Monk Seal”, que em janeiro foi entregue à Escola EB23 da Torre, Câmara de Lobos como o projeto educativo e artístico, visando decorar um dos seus bordos. A seguir o pequeno veleiro foi entregue à Escola EB23 Bartolomeu Perestrelo para que fique concluído e possa ser lançado ao mar ainda no decorrer do corrente ano. Para mais informação sobre o projeto “Leva Portugal ao Mundo” aceder aqui .

O Museu de História Natural do Funchal, participou também neste evento, pretendendo mostrar um pouco da investigação que é ali desenvolvida, através da observação à lupa de alguns espécimes da coleção científica, da exibição de ilustrações científicas da autoria de Helena Encarnação (1974-2013) e da realização de uma atividade criativa de pintura de desenhos de organismos marinhos e terrestres dirigidas ao público juvenil. Refira-se a propósito que, desde 1933, o Museu de História Natural do Funchal tem vindo a desenvolver e a divulgar o conhecimento da fauna, flora e geologia do Arquipélago da Madeira. Este conhecimento foi possível obter, através da investigação desenvolvida não só pelos conservadores da instituição, como também através da colaboração de muitos cientistas nacionais e internacionais, dando origem a uma coleção científica de referência, atualmente com mais de 50.000 registos.

(Fotos de: Flávio Martins, Joana Nóbrega e Marina Pinto /DCRN; Texto de: Ricardo Araújo, Marina Pinto, Ana Luísa Costa e Manuel Biscoito /DCRN)