18 Outubro 2021
Projeto “Leva Portugal ao mundo” na última Noite Aberta de 2016 Versão para impressão Enviar por E-mail
05 No passado dia 24 de setembro realizou-se a última Noite Aberta de 2016, com a apresentação do projeto Leva Portugal ao Mundo pela Dra. Raquel Costa, coordenadora do mesmo e a apresentação ao público da pequena embarcação não tripulada “Monk Seal".

Na última Noite Aberta de 2016 foram cerca de 50 os visitantes que participaram na apresentação do Projeto “Leva Portugal ao mundo”. O projeto nasceu a partir do pequeno veleiro não tripulado, o WEST, que iniciou a sua viagem em Dezembro de 2013 em Westbrook no Maine (E.U.A.), monitorizado através de GPS pelos alunos locais que idealizaram o projeto “Educational passages”. O WEST atravessou o Oceano Atlântico à deriva durante quase um ano e deu à costa junto ao farol de São Pedro de Moel, em Leiria. A partir da mobilização de várias entidades portuguesas ligadas ao mar foi possível recuperar este barquinho e envolver duas escolas na sua nova decoração, num projeto educativo.

Com o objetivo de fazer o WEST regressar a terras norte-americanas, e após várias tentativas em Portugal Continental, apurou-se que o melhor local para o largar rumo ao continente americano seria a partir do arquipélago da Madeira. No dia 28 de setembro de 2015, com o apoio da companhia de transportes marítimos Transinsular, o WEST chegou ao arquipélago da Madeira a bordo do "Monte Brasil".

Em 27 de janeiro de 2016, o WEST voltou, por fim, ao Oceano. O evento decorreu a bordo do NRP Schultz Xavier e contou com o apoio do Departamento de Ciência e Recursos Naturais da C. M. Funchal (através da Estação de Biologia Marinha do Funchal) e do Comando de Zona Marítima da Madeira. Como sempre, o Kit do Mar estimulou o envolvimento de escolas locais e assim foi possível contar com a participação de alunos das escolas madeirenses EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia e EB23 da Torre.

O WEST após ter sido reconstruído, foi novamente lançado a partir do NRP Schultz Xavier na ilha da Madeira (janeiro de 2016), navegou durante 7 meses atravessando o Atlântico e voltou à Europa, onde deu à costa a 30 de agosto na Escócia. Se desejarem saber mais sobre a história do WEST podem segui-la aqui.

Em janeiro, o novo pequeno veleiro “Monk Seal” foi entregue à Madeira, assim batizado pelos alunos madeirenses. Foi entregue à Escola EB23 da Torre, Câmara de Lobos, onde o projeto educativo e artístico de um dos bordos já foi concluído. Desta escola a embarcação foi entregue à Escola EB23 Bartolomeu Perestrelo para que fique concluído e possa ser lançado ao mar ainda no decorrer do corrente ano.

(Fotos de: Flávio Martins; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)