18 Outubro 2021
“Leva Portugal ao Mundo” na Bartolomeu Perestrelo Versão para impressão Enviar por E-mail
02 No dia 6 de outubro decorreu na Escola BS 23 Bartolomeu Perestrelo a apresentação do projeto “Leva Portugal ao Mundo” e da embarcação “Monk Seal”, cuja pintura e mensagens educativas e ambientais serão finalizadas nesta Escola e a embarcação será lançada ao mar na Madeira ainda este ano.

O projeto educativo Leva Portugal ao Mundo tem como objetivo o lançamento e monitorização de um pequeno veleiro não tripulado equipado com GPS. Imagine lançar ao mar um pequeno barco não tripulado e segui-lo enquanto atravessa o Oceano ao sabor do vento e das marés. Se o barquinho chegar a novo destino, de imediato se desenvolvem relações entre quem o lançou e quem o recebeu, permitindo uma interação entre pessoas de diferentes países e culturas.

Esta embarcação foi entregue em janeiro do corrente ano à Escola EB23 da Torre, Câmara de Lobos, onde o projeto educativo e artístico de um dos bordos foi já concluído, com imagens alusivas a elementos representativos do Concelho de Câmara de Lobos. Desta escola o novo pequeno veleiro batizado com o nome de “Monk seal” foi entregue no dia 6, à Escola EB123PE Bartolomeu Perestrelo que concluirá a pintura.

Na Escola Básica 123 PE Bartolomeu Perestrelo, a Dra. Mafalda Freitas, Diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, explicou aos alunos da Pré e 1º ciclo o projeto Leva Portugal ao Mundo, bem como o projeto artístico e educativo que irá ser realizado num dos lados do casco do “Monk Seal”. Os alunos mostraram muita curiosidade e mostraram-se muito motivados por representarem no barco elementos da Madeira e do concelho do Funchal.

Em Portugal continental, o projeto educativo “WEST Leva Portugal ao Mundo” envolveu seis parceiros ligados ao mar: Agência Ciência Viva, EMEPC /Kit do Mar, IST /ISR, IST /MARETEC, Valuma e Ocean Puzzle; e ainda duas escolas da Nazaré: EB 2,3 Amadeu Gaudêncio e Externato Dom Fuas Roupinho. Na Madeira, contou com o apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal e envolve atualmente as duas escolas do Funchal e de Câmara de Lobos já referidas.

As oportunidades educativas são diversas e abrangem áreas como as ciências naturais, geografia, história, matemática, cidadania, tecnologias de informação, artes, língua portuguesa e inglês.

(Fotos de: Flávio Martins; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)