18 Outubro 2021
Biólogo por um dia na Estação de Biologia Marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
04 A aluna Nicole Ferreira Viveiros, do 12º ano da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, vencedora a nível regional e nacional das Olimpíadas Portuguesas de Biologia,  participou na atividade Biólogo por um Dia na Estação de Biologia Marinha, no dia 15 de setembro.

A estudante Nicole Viveiros, da Escola de Santana, representou a Região Autónoma da Madeira na final das Olimpíadas Portuguesas de Biologia que decorreram na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro no passado dia 14 de maio, tendo sido a melhor classificada do 12º ano a nível nacional, e integrou a equipa que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia em Hanói, Vietname, entre os dias 16 e 24 de julho. A atividade “Biólogo por um dia” em que os alunos acompanham o dia-a-dia com um biólogo, era uma vontade da aluna para melhor conhecer o trabalho de investigação realizado na Madeira.

Ao visitar a Estação de Biologia Marinha do Funchal, assistiu inicialmente a uma palestra sobre a mesma e os estudos desenvolvidos, visitou a Biblioteca Prof. Luiz Saldanha, os laboratórios de taxonomia, histologia, húmido, a sala de coleções marinhas de referência do Museu de História Natural do Funchal. Pôde ver como são identificados à lupa binocular a diversidade de pequenos moluscos gastrópodes e bivalves que são encontrados no sedimento recolhido do fundo marinho, observou como se organizam as missões científicas, assim como o processo de amostragem e medição de caranguejos e camarões.

(Fotos de: Flávio Martins e Texto de: Luisa Costa /DCRN)