18 Outubro 2021
Tubarão-mona dá à costa na praia Garajau Versão para impressão Enviar por E-mail
02  Deu à costa na praia do Garajau no passado dia 3 de outubro, um exemplar de tubarão-mona já morto, que foi recolhido pela Estação de Biologia Marinha do Funchal após aviso de um mergulhador que alertou a Reserva do Garajau.

O exemplar que foi agora encontrado, com mais de 100kg e 2,620 metros de comprimento, foi transportado para a Estação de Biologia Marinha do Funchal, onde foi analisado. Após uma amostragem detalhada efectuada por Mafalda Freitas, verificou-se tratar-se de uma fêmea adulta da espécie Pseudotriakis microdon de Brito Capello, 1868, cujo nome comum na Madeira é “Mona”. No seu intestino estava um anzol, o que pode indicar que foi capturada na pesca de palangre e libertada por não ter valor económico.

O tubarão-mona é um tubarão de profundidade pouco conhecido. Habita as vertentes continentais e insulares e que pode ser encontrado nos dois lados do Oceano Atlântico, Oceanos Indico e Pacífico, entre os 100 e os 1890 m de profundidade.

Alimenta-se de peixes ósseos, peixes cartilagíneos e invertebrados. Pode atingir 3 metros de comprimento máximo e pesar cerca 125 kg.

A Estação de Biologia Marinha do Funchal agradece ao Sr. João Olim que assim contribuiu para que se conheça melhor esta espécie rara.

(Fotos de: Flávio Martins; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)