18 Outubro 2021
Visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
03  Os alunos do Externato Júlio Diniz e a Congregação das Irmãs Franciscanas, realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal.

No dia 14 de outubro os alunos do Externato Júlio Diniz e a Congregação das Irmãs Franciscanas, realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal.

Ambos os grupos visitaram o Aquário onde tiveram a oportunidade de observar as espécies residentes nos 15 tanques de exibição, todas elas representantes da fauna marinha costeira do arquipélago da Madeira. Entre essas espécies encontram-se animais como o polvo, o mero, o peixe-porco, a estrela-do-mar, as moreias, a solha e outros. Além disso, nas salas de exposição permanente do Museu, foi-lhes dado a conhecer aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago Madeirense. Houve ainda tempo para uma visita guiada à exposição temporária intitulada “Explorando as Laurissilvas” e uma passagem pelo jardim de plantas aromáticas e medicinais. Tiveram ainda oportunidade de observar dois exemplares de Tarentola mauritanica (Linnaeus,1758), osga-comum, espécie introduzida na Madeira, e de compreender aspetos relacionados com a sua ecologia bem como perceber as características que a diferenciam de Tarentola boettgeri bischoffi (Joger,1984). Esta, conhecida como osga- das-Selvagens, é uma subespécie residente e endémica do arquipélago das Selvagens onde habita a Selvagem Grande, a Selvagem Pequena e o Ilhéu de fora.

Galeria de Ftotos

(Fotos de: Joana Nóbrega e Marina Pinto /DCRN; Texto de: Marina Pinto /DCRN)