25 Outubro 2021
Palestra sobre Mergulho científico na Madeira apresentada na Lusófona Versão para impressão Enviar por E-mail
04  “A Estação de Biologia Marinha do Funchal e o Mergulho Científico na Madeira” foi a palestra apresentada pela Dra. Mafalda Freitas, no dia 18 de novembro, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Esta palestra esteve integrada nas Conferências do Mar realizadas no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, a 16 de novembro e para além de Mafalda Freitas teve a presença de Emanuel Almada que apresentou resultados preliminares do projeto denominado Avaliação da Ictiofauna Costeira da Ilha do Porto Santo e Ilhéus (Madeira), parte da sua tese de mestrado.

A Estação de Biologia Marinha do Funchal tem um centro de mergulho científico em parceria com o CIIMAR-Madeira e no ano passado organizou o 1º curso de mergulho científico na Madeira. O mergulho científico é uma ferramenta de trabalho amplamente usada por investigadores em todo o mundo. O mergulho científico forma e apoia os investigadores, estudantes e técnicos no uso de técnicas subaquáticas e tecnologia necessárias para desenvolver a investigação em ambientes subaquáticos em segurança e tem vindo a contribuir para aumentar o nosso conhecimento sobre este ambiente.

Na Estação de Biologia Marinha do Funchal decorrem 3 projetos de mergulho científico: dois no Porto Santo, o programa de monitorização do recife artificial Corveta General Pereira D’Eça e a Avaliação da Ictiofauna Costeira da Ilha do Porto Santo e Ilhéus (Madeira). Na Madeira decorre o Projeto OOM – Biodiversidade Costeira. Este projeto teve início a 1 de setembro de 2016, na Estação de Biologia Marinha do Funchal, inserido no Projeto OOM – Observatório Oceânico da Madeira, e visa atualizar o inventário da biodiversidade marinha costeira e o estudo das comunidades infralitorais e circalitorais do Cabo Girão e da Ponta de São Lourenço. Este projeto é liderado pela bolseira OOM pós-doc Cláudia Ribeiro e envolve também o bolseiro de investigação OOM Pedro Neves.

(Fotos de: Mafalda Freitas /DCRN e Pedro Neves /Centro de Mergulho Científico do Ciimar-Madeira; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)