18 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
SOS Animal visita a Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
 02 A Estação de Biologia Marinha do Funchal e o Parque Natural da Madeira receberam a visita da equipa do programa da SIC, SOS Animal, episódio 8 da segunda temporada, que foi emitido no dia 12 de novembro.

 Neste episódio, Mafalda Freitas, diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, com a especialidade em taxonomia e ecologia de peixes cartilagíneos (tubarões, raias e mantas), descreveu algumas características e particularidades de algumas espécies de raias da Madeira já que existem cerca de 20 espécies no mar da Madeira.

Falou em particular da espécie Raja maderensis, descoberta nos mares da Madeira pelo reverendo Richard Thomas Lowe em 1838. É uma espécie presente no Atlântico Norte oriental, desde a Islândia, Ilhas Faröe e Ilhas Shetland. Conhecida apenas na Ilha da Madeira e Arquipélago dos Açores, porém é possível que a sua distribuição envolva outras áreas do Atlântico Central oriental, nomeadamente nos outros arquipélagos da Macaronésia. Encontrada desde águas rasas até cerca de 150 m de profundidade, sobre fundos irregulares. Cresce até cerca de 80 cm de comprimento e tem o estatuto de conservação vulnerável pela IUCN.

O Thomas Dellinger, professor associado da Universidade da Madeira (UMa) e coordenador da Secção de Biologia Marinha e Oceanografia da UMa, falou do programa de monitorização da população da tartaruga-boba (Caretta caretta) que está a decorrer e dos problemas ambientais associados a esta espécie.
No Parque Natural da Madeira foram acompanhados por Gonçalo Gomes e Rosa Pires, que falaram do seu importante trabalho de conservação e proteção nomeadamente das reservas marinhas do Garajau, Desertas e Porto Santo e de espécies emblemáticas e em perigo como o mero e o lobo-marinho.

Poderá assistir a este episódio do SOS Animal aqui.

O programa de televisão SOS Animal acompanha o trabalho que a associação SOS Animal realiza no resgate, tratamento e encaminhamento para adoção de animais em situações de risco. Este programa pretende ainda mostrar o que se faz em Portugal em matéria de preservação e proteção de espécies selvagens. A sua missão é salvar vidas!

A associação SOS Animal surgiu da união de um grupo de pessoas que tem como missão ajudar animais.

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, ONG de proteção animal e ambiental que conta com 1500 colaboradores inscritos e espalhados por todo o país e ilhas, que pretende sempre crescer no sentido de divulgar a necessidade de angariar mais recursos, meios e métodos para alcançar o derradeiro objetivo, direitos para todos os animais que impeçam que sejam brutalmente mortos, explorados, torturados, usados, abandonados, etc...

A SOS Animal acredita que todos os animais têm de ter o direito a assistência médica, e por isso a veterinária solidária e pioneira na defesa da causa animal, Sandra Duarte Cardoso, à frente da associação e o rosto do programa com o mesmo nome criou recentemente o Hospital Solidário Veterinário, para quem tem bichinhos de estimação mas não tem como pagar as elevadas despesas de saúde dos mesmos.

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 

 

(Fotos de: direitos de autor "©" ; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS