28 Novembro 2021
Página Inicial » Novidades » ClimAdaPT.Local. Certificados de capacitação entregues aos técnicos municipais
ClimAdaPT.Local. Certificados de capacitação entregues aos técnicos municipais Versão para impressão Enviar por E-mail
 03

Decorreu em Coimbra, no passado dia 9 de dezembro, a cerimónia de entrega de certificados de capacitação aos técnicos municipais envolvidos no projeto ClimAdaPT.Local.

O projeto ClimAdaPT.Local, iniciado em janeiro de 2015, teve como objetivo iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal.

Pretendeu-se alcançar este objetivo pela capacitação do corpo técnico municipal, pela consciencialização dos atores locais e pelo desenvolvimento de ferramentas e produtos que facilitem a elaboração e implementação das EMACC nos municípios participantes no projeto e, no futuro, nos demais municípios portugueses.

Especificamente, os objetivos são:

• Desenvolver 26 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), em parceria com as respetivas autarquias;
  • Desenvolver um programa formativo em Adaptação Local às Alterações Climáticas, dirigido aos 52 técnicos municipais das 26 autarquias beneficiárias;
  • Criar uma plataforma online de comunicação, que sensibilize as comunidades locais e nacionais e capacite os técnicos e os eleitos para a importância de promover a Adaptação Local às Alterações Climáticas, apoiando a elaboração das EMAAC;
  • Criar uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal, que constitua em fórum de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da Adaptação.

A escolha dos municípios beneficiários deste projeto teve em consideração assegurar a representatividade das Comunidades Intermunicipais (CIM), das Áreas Metropolitanas (AM) e das Regiões Autónomas (RA), bem como a diversidade das características ecológicas, ambientais e socioeconómicas, assim como as suas suscetibilidades a diferentes impactos climáticos atuais e futuros. Os 26 municípios beneficiários são os seguintes: Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo de Vide, Castelo Branco, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, Seia, São João da Pesqueira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo.

A reunião final do projeto decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, no dia 9 de dezembro, tendo sido entregues aos técnicos municipais envolvidos os respetivos certificados de participação e capacitação.

Para mais dados e informações, consultar aqui.

(Fotos de: direitos de autor "©" ; Texto de: Manuel Biscoito /DCRN)