21 Outubro 2021
Visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
04  Os alunos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes e os alunos da Universidade da Madeira, realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal.

Os alunos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes do Curso de Turismo e os alunos da Universidade da Madeira, realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal.

Ambos os grupos visitaram o Aquário onde tiveram a oportunidade de observar as espécies residentes nos 15 tanques de exibição, todas elas representantes da fauna marinha costeira do arquipélago da Madeira. Entre essas espécies encontram-se animais como o polvo, o mero, o peixe-porco, a estrela-do-mar, as moreias, a solha e outros. Houve ainda tempo para uma visita guiada à exposição temporária intitulada “Explorando as Laurissilvas” acompanhados por Dr. Juan Silva (biólogo e conservador de botânica do Museu).

No âmbito da disciplina de Biossistemática e acompanhados pelo Prof. Ricardo Rocha, os alunos da Universidade da Madeira, do curso de Biologia, tiveram oportunidade de conhecer as coleções que se encontram sediadas no Museu bem como contataram diretamente com os curadores que trabalham na Instituição. Por forma a ir ao encontro dos seus objetivos, foram acompanhados pela Dra. Carolina Ornelas (bióloga) que lhes deu a conhecer a coleção de Gastrópodes terrestres, o Dr. Juan Silva (biólogo e conservador de Botânica do Museu) prestou todos os esclarecimentos necessários relativamente ao Herbário e, por fim, o mundo dos insetos foi-lhes dado a conhecer pela Dra. Ysabel Gonçalves (Bióloga e conservadora de Entomologia do Museu). A visita guiada culminou com a passagem pelas salas de exposição permanente do Museu, onde foi-lhes dado a conhecer aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago Madeirense.

(Fotos e Texto de: Marina Pinto /DCRN)