27 Novembro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial
Equipa multidisciplinar começou a elaborar plano de recuperação para o Parque Ecológico Versão para impressão Enviar por E-mail
01 O grupo de trabalho, criado com vista a uma nova estratégia de reflorestação e ordenamento do Parque Ecológico do Funchal, esteve reunido durante 2 dias no centro de receção do Parque Ecológico.

 O primeiro dia, sexta-feira, foi dedicado a uma visita guiada para que os especialistas das diferentes áreas se inteirassem da caracterização de toda a área. No sábado, o dia foi dedicado a reuniões plenárias que pautaram pela troca de experiências do grupo multidisciplinar acerca das necessidades do Parque Ecológico do Funchal.

Nas reuniões, numa primeira fase, considerou-se que existem várias zonas a serem estudadas com diferentes abordagens. Na parte alta do Parque Ecológico do Funchal será dada a continuidade ao controlo das espécies invasoras, uma vez que esta medida passiva demonstrou ótimos resultados de regeneração natural nas intervenções realizadas nos últimos dois anos.

A Faia das Ilhas será uma das espécies utilizada numa primeira fase, em várias zonas do Parque, por ser uma espécie de rápido crescimento, propagação e adaptação a solos degradados.

No que respeita ao combate a fogos florestais será estudada uma nova estrutura de forma a reforçar a formação humana e o material de combate, para uma intervenção mais eficaz e eficiente.

Será estudado um protocolo entre o Instituto Politécnico de Coimbra e a Câmara Municipal do Funchal, para a possibilidade de realização de estágios curriculares no Parque Ecológico do Funchal.

O próximo encontro do grupo de trabalho está agendado para junho ou julho do ano corrente, mas ainda em abril o grupo multidisciplinar analisará e contribuirá para o Plano de Gestão Florestal que o Parque Ecológico do Funchal está a preparar.

 


Galeria de Fotos

 

 

 

 

 

(Fotos de: direitos de autor "©" ; Texto de: Parque Ecológico do Funchal /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS