20 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Lançamento do Monk Seal Versão para impressão Enviar por E-mail
05  Após várias peripécias, foi finalmente lançado no dia 18 de janeiro, o pequeno veleiro Monk Seal, que neste momento navega em direção a Cabo Verde.

 O barco não tripulado Monk Seal, cujo projeto educativo foi desenvolvido pela Escola Básica da Torre e pela Escola Básica 23 Bartolomeu Perestrelo, foi novamente lançado no dia 18 de janeiro e encontra-se já a caminho de Cabo Verde.

O MONK SEAL foi lançado no Oceano Atlântico no dia 5 de dezembro, num evento que contou com a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal, do Comando de Zona Marítima da Madeira, da Marinha Portuguesa e do Instituto de Socorros a Náufragos e no qual participaram elementos da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e do Instituo Superior Técnico. Os alunos que participaram no projeto embarcaram a bordo do NRP Cuanza, para o lançamento do MONK SEAL nas águas do Atlântico.
 
Acontece que o MONK SEAL não se quis despedir da Madeira tão cedo. Navegou à volta da ilha e foi encalhar junto à Ponta do Castelo em São Lourenço. Com o decisivo apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da Marinha, foi possível recuperar o veleiro e prepará-lo para novo lançamento.

No dia 18 de janeiro e com a colaboração do Clube Naval do Funchal, o Monk Seal foi lançado com vento de feição às 11h, a 8 milhas do Porto do Funchal. Neste momento e após 15 dias de navegação já passou pelas ilhas Canárias e dirige-se a Cabo Verde.

Este foi um de três veleiros portugueses a ser lançado ao mar no âmbito do projeto da EMEPC “Leva Portugal ao Mundo”. O seu lançamento integrou-se numa regata internacional promovida pelo projeto educativo norte-americano Educational Passages, em que vários países do Arco Atlântico participaram. Na Madeira, o projeto foi coordenado pela Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Segue o MONK SEAL no website do Educational Passages.
Segue o MONK SEAL no website da NOAA.
Vê o estado do vento e das correntes e tenta prevêr a rota do MONK SEAL

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 

(Fotos de: direitos de autor "©" ; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS