20 Outubro 2021
Visita de estudo ao Aquário e Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
07  Os alunos da Universidade da Madeira realizaram uma visita de estudo ao Aquário e Museu de História Natural do Funchal.

Os alunos da Universidade da Madeira, do curso de Agricultura Biológica, realizaram no dia 7 de fevereiro uma visita de estudo ao Aquário e Museu de História Natural do Funchal.

No âmbito da disciplina de Biologia Geral, do 1º ano do respetivo curso e acompanhados pela Professora Mahnaz Khadem,  a visita iniciou-se com uma palestra intitulada “Jardim de plantas aromáticas e medicinais”, proferida por Dr. Juan Silva (biólogo e conservador de botânica do Museu). Durante a apresentação foi abordada a temática das plantas, no que diz respeito aos usos tradicionais, bem como, a sua origem, distribuição e as caraterísticas mais relevantes de cada planta.

Seguidamente o grupo foi convidado a conhecer o jardim de plantas aromáticas e medicinais. Ao longo dos 560 m2 do jardim, os alunos tiveram oportunidade de observar algumas dezenas de plantas medicinais e aromáticas. No entanto, também puderam contatar com plantas indígenas e endémicas do arquipélago, nomeadamente, a múchia-dourada, o funcho, o til, o vinhático, o sabugueiro-da-Madeira e a leituga.

A visita culminou com a passagem pelas salas de exposição permanente do Museu, nomeadamente, a sala dos insetos onde guiados pela Dra. Ysabel Gonçalves (Bióloga e conservadora de Entomologia), foi-lhes dado a conhecer aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago Madeirense bem como a relação existente entre os insetos e a prática de agricultura biológica.

(Fotos e texto de: Marina Pinto /DCRN)