25 Outubro 2021
3ª Edição da Conferência Europeia de Mergulho Científico Versão para impressão Enviar por E-mail
01 O Funchal foi a cidade escolhida para a 3ª edição da Conferência Europeia de Mergulho Cientifico que decorreu entre os dias 22 e 23 de março, numa organização da Estação de Biologia Marinha do Funchal, do CIIMAR-Madeira e do Clube Naval do Funchal

A conferência revelou ser um sucesso e contou com 75 inscritos sendo eles investigadores, professores e alunos de 12 países, entre os quais Portugal, Croácia, Inglaterra, Espanha, Finlândia, Itália, Estados Unidos da América, Grécia, França, Alemanha, Montenegro e Bélgica, para uma troca de experiências.

O objetivo desta conferência foi promover um fórum internacional de debate, dando destaque aos resultados científicos que têm sido obtidos através do uso do mergulho , enquanto ferramenta de investigação.

As boas-vindas aos participantes foram dadas na inauguração e visita à exposição “Olhares sobre o Mergulho Científico na Madeira”. Esta mostra fotográfica, da autoria de Carlos Freitas, Manfred Kaufmann, Nuno Rodrigues, Pedro Gomes e Pedro Neves, permite aos visitantes vislumbrar imagens tiradas em várias atividades de mergulho científico, no fundo do mar da Madeira.

O primeiro dia de conferências contou, na sessão de abertura com a com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, de Pedro Neves em representação do CIIMAR-Madeira e de Mafalda Freitas, diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

A sessão de oradores convidados no 1º dia, trouxe o Prof. Ben Ford, que abordou o tema da arqueologia submarina e no segundo dia da conferência o Prof. Fernando Tuya que presenteou os conferencistas com uma apresentação sob a temática da ecologia costeira

O evento teve um programa social específico, de modo a que os participantes, experimentassem várias atividades nomeadamente mergulho e as visitas guiadas à Madeira Wine Company- Adegas de São Francisco e à Estação de Biologia Marinha do Funchal.

De entre as comunicações em forma de poster, realce para dois posters em co-autoria dos investigadores Mafalda Freitas, Pedro Neves e Cláudia Ribeiro que resultam de 2 projetos em que a Estacão de Biologia Marinha do Funchal é parceira:

•   Avaliação da Ictiofauna costeira da Ilha do Porto Santo e Ilhéus
  •   Monitorização do recife artificial Corveta General Pereira D’Eça – resultados preliminares da ictiofauna.

A sessão de encerramento contou com a presença da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Doutora Susana Prada que aproveitou para anunciar a breve disponibilização de um roteiro de mergulho na região, o afundamento de mais 3 navios na costa Sul da Madeira.

Este congresso, foi uma oportunidade para a Região mostrar o trabalho realizado com mergulho científico, de igual modo uma oportunidade de atrair investigadores de vários países que se deslocaram à Ilha e para a aquisição de informação sobre do que se faz lá fora, recorrendo a novas técnicas e metodologias e ainda uma oportunidade  para fomentar e estabelecer parcerias

Após dois dias de intensos trabalhos, no dia 24 decorreu um Workshop de Medicina Hiperbárica no Hospital Dr. Nélio Mendonça que contou com 11 participantes.

A 4ª Conferência Europeia de Mergulho Cientifico realizar-se-á na Escócia em abril de 2018.

(Imagem e fotos de: direitos de autor "©" ; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)