25 Outubro 2021
Estação de Biologia Marinha recebe grupo de Teatro Metaphora Versão para impressão Enviar por E-mail
012  Voluntários estrangeiros da Associação de Teatro Metaphora visitaram a Estação de Biologia Marinha do Funchal, no dia 28 de março.

O Teatro Metaphora - Associação de Amigos das Artes, desenvolve diversas atividades culturais e ambientais, nomeadamente para a comunidade juvenil de Câmara de Lobos e recebe inclusive voluntários de diferentes países através do Programa Erasmus+. Faz parte da sua missão promover as boas práticas ambientais, ao organizar visitas de estudo, caminhadas, palestras, sessões de cinema alusivas ao tema, limpezas, entre outras. Foi nesse sentido que mostraram interesse em conhecer o trabalho realizado pelos investigadores do Observatório Oceânico da Madeira, em particular os da Estação de Biologia Marinha do Funchal, na preservação e conservação dos recursos marinhos.

Os visitantes começaram por assistir a uma palestra sobre o trabalho realizado nos últimos anos, apresentada por Mafalda Freitas, diretora da Estação de Biologia Marinha, com ênfase para os projetos ligados ao mergulho científico e à monitorização dos peixes costeiros. Fizeram muitas perguntas nas áreas da conservação dos mares bem como as alterações climáticas que se observam nos Mares da Madeira.

Após a palestra, visitaram as instalações - Biblioteca Professor Luiz Saldanha, laboratórios de taxonomia, húmido e sala de coleções marinhas do Museu de História Natural do Funchal, aqui depositadas.

Mostraram curiosidade no “Workshop sobre o Mar Profundo”, atividade prática preparada para este grupo, onde resumidamente foi exposto o processo de captura e amostragem do caranguejo-de-profundidade (Chaceon affinis).

(Fotos de: Flávio Martins; Texto de: Luísa Costa e Mafalda Freitas /DCRN)