21 Outubro 2021
Missão científica BIOMETORE 5 Versão para impressão Enviar por E-mail
 08 Teve lugar nos montes submarinos Seine e Unicórnio, a missão científica BIOMETORE 5, organizada pelo Museu de História Natural do Funchal /Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Integrada no projeto BIOMETORE – Biodiversidade dos montes submarinos da área do Banco Meteor e da crista Madeira-Tore, realizou-se de 8 a 24 de Março de 2017 a missão científica BIOMETORE 5, a bordo do navio “Ponta Calhau”, um atuneiro matriculado na Madeira e adaptado e fretado para este efeito.

Nesta missão foram efetuados trabalhos nos montes submarinos Seine e Unicórnio, situados na crista Madeira-Tore, a cerca de 150 milhas a NE da Madeira. Os trabalhos consistiram em colheitas de peixes e crustáceos com recurso a aparelhos de anzol, palangres e fundo e derivantes e covos bentónicos e arvorados.

No total foram capturados mais de 500 espécimes de peixes e crustáceos, correspondendo a 41 espécies. Com exceção das espécies mais comuns, de que se conservaram apenas 4 espécimes, todos os restantes foram conservados de modo a serem identificados em laboratório e preparados para integrarem as coleções do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e do Museu de História Natural do Funchal.

Nesta missão participou uma equipa científica de 9 investigadores e técnicos, chefiada pelo Dr. Manuel Biscoito e envolvendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Direção de Serviços de Investigação da Direção Regional de Pescas da Madeira, o Museu de História Natural do Funchal, a Estação de Biologia Marinha do Funchal e o Observatório Oceânico da Madeira.

O projeto BIOMETORE destina-se à aquisição de dados físicos, químicos e biológicos, em áreas selecionadas dos montes submarinos dos complexos Great Meteor e Madeira-Tore com vista a adquirir conhecimento sobre a biodiversidade, das espécies aos ecossistemas pelágicos e bentónicos, bem como sobre as pressões humanas nestas áreas.

O esforço de recolha de dados a realizar em 2015, 2016 e 2017 por equipas multidisciplinares de todas as instituições presentes no consórcio vão  aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade e contribuir para a caracterização e mapeamento de zonas oceânicas  com vista a uma melhor compreensão dos ecossistemas marinhos profundos.

O projeto BIOMETORE também se propõe desenhar um plano de sustentabilidade e gestão para as áreas marinhas alvo do estudo e apoiar a avaliação do bom estado ambiental no âmbito da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM).

As áreas de Conhecimento Principais são: a Oceanografia (física, química e biológica), a Ecologia, a Taxonomia integrativa, a Pesca, a Geologia Marinha e a Governança Ambiental.

O projeto BIOMETORE inscreve-se nas linhas de ação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).

A DQEM é o pilar da política europeia de proteção do ambiente marinho. A sua aplicação requer o reforço da monitorização de áreas críticas e o desenvolvimento de medidas para se atingir e manter o bom estado ambiental de todas as águas marinhas europeias.

O projeto BIOMETORE vai fornecer informação importante para o conhecimento integrado e a gestão dos ecossistemas de mar profundo de dois dos principais conjuntos de Montes Submarinos do Atlântico Norte, particularmente no contexto da implementação da DQEM em Portugal.

O programa de medidas da DQEM em Portugal identifica ainda como objetivo a criação de novas áreas marinhas protegidas de grandes dimensões, delimitadas em zonas oceânicas profundas.

O projeto BIOMETORE vem acrescentar suporte científico para a boa gestão destas novas áreas marinhas protegidas, o arquipélago submarino Great Meteor e o complexo geológico Madeira-Tore.

O projeto é coordenado pelo IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e envolve como parceiros e colaboradores a ARDITI, Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, através do OOM – Observatório Oceânico da Madeira, Estação de Biologia Marinha do Funchal, Museu de História Natural do Funchal, CIIMAR – Madeira, MARE – Madeira, Museu da Baleia da Madeira, Direção de Serviços de Investigação da Direção Regional de Pescas da Madeira, Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente; o CCMAR Algarve, CIIMAR Porto, DGRM, DRAM Açores, EMEPC, FCUL, FEUP, IGC, IMAR, IMR – Noruega, MUHNAC, DOP-Iniv. dos Açores, Instituto Hidrográfico e C3EC (ver detalhes em).

(Fotos de: direitos de autor "©"; Texto de: Manuel Biscoito /DCRN)