18 Outubro 2021
Concurso Escolar “Art’ EcoMar” Versão para impressão Enviar por E-mail
 00 O Observatório Oceânico da Madeira promoveu o concurso escolar “Art’ EcoMar”, subordinado ao tema “A biodiversidade marinha e lixo marinho” destinado a grupos escolares do ensino pré-escolar ao ensino secundário.

O concurso pretendeu promover o conhecimento da biodiversidade dos ecossistemas costeiros e marinhos, sensibilizando para a problemática da excessiva produção de resíduos sólidos e de lixo marinho. Este lixo que acaba no mar é maioritariamente produzido em terra, de origem humana e consiste numa grande variedade de materiais (plástico, metal, vidro, papel, borracha). Por forma a reaproveitar /reutilizar este tipo de materiais, os alunos foram desafiados a construir um modelo tridimensional de um animal marinho durante o período de 15 março até 21 abril.

A cerimónia de entrega de prémios ocorreu no dia 20 de maio, no Madeira Shopping e destacou, no escalão A (pré-escolar), os trabalhos elaborados pelos alunos do Infantário da Rochinha (alunos 4 a 5 anos) e no escalão C (ensino secundário/profissional) os alunos da Escola Profissional Cristóvão Colombo. Os prémios que foram atribuídos a estas escolas incluem uma visita guiada ao Museu de História Natural do Funchal, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer, de uma forma geral, aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago Madeirense. No aquário poderão observar as espécies residentes nos 15 tanques, todas elas representativas da fauna marinha costeira do arquipélago da Madeira.

Os trabalhos vencedores estiveram expostos no Madeira Shopping (piso 0) até ao dia 4 de junho.

(Imagem: direitos de autor "©" ; Fotos e Texto de: Marina Pinto /DCRN))