18 Outubro 2021
O Museu de História Natural do Funchal celebrou o Dia Internacional dos Museus com uma série de atividades Versão para impressão Enviar por E-mail
1

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Museus (dia 18 de maio), o Museu de História Natural do Funchal organizou uma série de atividades no sentido de proporcionar ao público, não só um maior conhecimento do património natural do arquipélago da Madeira, como também pretendeu divulgar todo o trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos seus anos de existência.

Assim, através de visitas guiadas, os alunos que nos visitaram, tiveram a oportunidade de observar as espécies residentes nos 15 tanques do aquário, todas elas representativas da fauna marinha costeira do arquipélago da Madeira. Passaram ainda pela exposição temporária denominada ”Explorando as Laurissilvas”.

Por forma a complementar as visitas guiadas foram realizados ateliês temáticos relacionados com a Biologia Marinha, Botânica e Entomologia. Foram dados a conhecer aos visitantes o mundo dos insetos e das plantas bem como a descoberta de algumas espécies da vida marinha do Arquipélago incentivando, assim, a participação em atividades de natureza pedagógica e fomentando a alteração de comportamentos visando a conservação da natureza.

Pelo décimo ano consecutivo, e no âmbito da comemoração deste dia, a Secção didática do Museu de História Natural do Funchal e os Serviços Educativos do Palácio de São Lourenço organizaram, a atividade “De Palácio em Palácio – um percurso pela Cidade do Funchal”. Esta atividade, que aborda aspetos da história, património e vivências urbanas, foi este ano realizada pelos 24 alunos do 3º ano da Escola básica com Pré da Ladeira, Santo António. A atividade teve início no Museu de História Natural do Funchal, onde a exposição “Explorando as Laurissilvas” e o aquário foram a grande atração. Seguiu-se o peddy-paper “De Palácio a Palácio: um percurso pela Cidade do Funchal” que percorreu algumas ruas emblemáticas do centro do Funchal, com os grupos de alunos orientados por técnicos das duas instituições organizadoras. Na chegada ao Palácio de São Lourenço para além de uma visita guiada, foi encenada a visita dos Reis D. Carlos e D. Maria à Madeira em 1901. A atividade “De Palácio a Palácio: um percurso pela Cidade do Funchal” é desenvolvida desde 2008 numa parceira entre a Secção Didática do de História Natural do Funchal e os Serviços da Área Museológica do Palácio de São Lourenço. Tendo sido adaptado para diversos públicos com requisitos etários, culturais e físicos diferenciados, e passará a estar disponível para grupos integrando pessoas com baixa visão ou invisuais, através do recurso a materiais preparados e cedidos pela Direção Regional de Educação, que permitirão a exploração táctil de aspetos abordados neste percurso. Embora apelando a diversos sentidos, além da visão, o projeto não está concluído, havendo novos materiais a preparar e a integrar por forma a que este se assuma inteiramente como um percurso sensorial. Mas podemos desde já assumir o percurso como verdadeiramente inclusivo, capaz de captar e apelar novos públicos.

A comemoração deste dia culminou com a realização da atividade “Museu à Noite”, em que o Museu esteve aberto das 18h às 22h com visitas guiadas para o público em geral e pelas 21h ocorreu uma palestra, proferida pelo Dr. Martinho Mendes, responsável pelos serviços educativos do Museu Arte Sacra, intitulada “História natural, insetos e criação artística” onde abordou a temática da relação entre Arte e Ciência.

(Imagem de: direitos de autor "©"; Fotos de: Marina Pinto, Joana Nóbrega e Stephanie Castro /DCRN; Texto de: Marina Pinto, Mafalda Freitas, Ana Luisa Costa e Ricardo Araújo /DCRN)