18 Outubro 2021
Visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
04 Os alunos da Escola EB1,2,3 Bartolomeu Perestrelo realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal.

Os alunos da Escola EB1, 2, 3 Bartolomeu Perestrelo realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal.

Foram várias as escolas e instituições da Madeira que, durante o mês de junho, visitaram o Museu de História Natural. Todos os alunos visitaram o Aquário onde tiveram a oportunidade de observar as espécies residentes nos 15 tanques de exibição, todas elas representantes da fauna marinha costeira do arquipélago da Madeira. Entre essas espécies encontram-se animais como o polvo, o mero, o peixe-porco, a estrela-do-mar, as moreias, a solha e outros. Além disso, nas salas de exposição permanente do Museu, foi-lhes dado a conhecer aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago Madeirense.

Destaca-se a participação e o interesse dos alunos do 1º ano da Escola EB1, 2, 3 Bartolomeu Perestrelo, nas atividades didáticas propostas e realizadas no Ateliê Didático do Museu. Dessas atividades destacam-se a observação de animais vivos, nomeadamente, a visualização do gorgulho das palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus), da borboleta monarca (Danaus plexippus) e o bicho- pau indiano (Carausius morosus).

Num ambiente de animação e entusiasmo os alunos pintaram diversos animais marinhos e terrestres representativos da fauna do arquipélago da Madeira e foram ainda desafiados a completar um puzzle da borboleta monarca.

(Fotos de: Luis Enrique /DCRN; Texto de: Marina Pinto /DCRN)