25 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
“Monaco Explorations” termina a sua primeira missão na ilha da madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
01  O iate do príncipe Alberto II do Mónaco, “Yersin”, esteve na ilha da Madeira na primeira missão científica da expedição “Monaco Explorations”, onde participaram duas equipas da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

 O proprietário do “Yersin”, François Fiat, em jovem era um grande fã de Tintim e foi com base nesta sua personagem favorita e nas histórias das suas viagens à volta do mundo com o capitão Haddock, que concebeu esta embarcação 100% amiga do ambiente, na esperança de poder explorar todos os oceanos e colaborar com a comunidade científica do mundo inteiro.

A expedição “Monaco Explorations” terá a duração de 3 anos e será comparticipada pelo principado. O início foi na Madeira tendo o iate Yersin chegado à ilha no dia 18 de agosto para um programa de trabalhos coordenados pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e pelo Departamento de Ciência e Recursos Naturais (na pessoa do Dr. Manuel Biscoito).

A primeira equipa, para estudo do ambiente do mar profundo, embarcou entre os dias 23 e 26 agosto. Foi constituída por Andreia Henriques, Elizabeth Akoulina e Ana Nóbrega, três colegas que embarcaram e obtiveram amostras com draga, um instrumento rudimentar mas que permite colher amostras do fundo do mar (estudo da ecologia de águas profundas). O objetivo é o de tentar perceber a distribuição de algumas comunidades de invertebrados, como corais, moluscos, crustáceos, entre outros.

A segunda componente do trabalho, para mapeamento das comunidades costeiras através de mergulho, decorreu entre os dias 28 e 31 de agosto, e a equipa era constituída por Mafalda Freitas, Cláudia Ribeiro e Pedro Neves, biólogos e também mergulhadores, que, na costa norte da Madeira, realizaram uma série de mergulhos entre a Ponta do Pargo e a Ponta de São Lourenço, no sentido de fazer mapeamento de habitats. Como curiosidade foram identificadas 42 espécies de peixes nos 11 mergulhos efetuados.

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 

(Fotos de: “Monaco Explorations”; Texto de: Mafalda Freitas e de Luisa Costa /DCRN)

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS