25 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Os silvados do arquipélago da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
 4 Estudos recentes revelaram que o género Rubus, na Madeira, encontra-se representado por quatro espécies.

Desde a sua inauguração em 1933, que o Museu de História Natural do Funchal colabora com investigadores das mais diversas disciplinas da História Natural, nomeadamente na área da Botânica, não só a nível regional como a nível nacional e internacional. Neste enquadramento, o Dr. Juan Silva, Curador de Botânica do Museu de História Natural do Funchal e o investigador alemão, Günter Matzke-Hajek, do Departamento de Geobotânica e Conservação da Natureza, da Universidade de Bona, estudaram os silvados da Madeira, entre 2014 e 2016, através de trabalhos de campo (observação, recolha de dados ecológicos, georreferenciação) e de análise de espécimes herborizados. Este botânico alemão, especialista no género Rubus (vulgarmente conhecido por silvas ou silvados), já havia publicado em 2001, uma revisão dos taxa macaronésicos pertencentes a este género. No entanto, continuou os seus estudos, concentrando-se nos taxa madeirenses, e concluiu que o género Rubus encontra-se representado na Madeira, por quatro espécies: (1) Rubus serrae Soldano, (2) Rubus suspiciosus Menezes, (3) Rubus vahlii Frid. e (4) Rubus ulmifolius Schott. Sendo as 3 primeiras endémicas da ilha da Madeira. Contrariamente ao que se pensava, Rubus bollei Focke não ocorre na Madeira.

Os resultados deste trabalho encontram-se publicados no artigo n.º 344, do n.º 66, do Boletim do Museu de História Natural do Funchal.

 

Referência bibliografica:

Günter Matzke-Hajek, J. J. Gonçalves Silva & Rúben F. Paz. 2016. The four Rubus species of the archipelago of Madeira (Portugal). Boletim do Museu de História Natural do Funchal. 66 (344): 19-30.

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 


(Fotos de: Günter Matzke-Hajek/ Universidade de Bona; Texto de: Juan Silva /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS