25 Outubro 2021
Visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
1 O grupo de crianças do ATL de férias da Quinta Grande realizaram uma visita de estudo ao Museu de História Natural do Funchal.

Num ambiente de animação e entusiasmo o grupo foi desafiado para participar num “jogo de espionagem”, divertido, didático e de orientação onde os intervenientes participaram ativamente. Mediante instruções simples e concisas, orientaram-se por um mapa do espaço e preencheram uma ficha onde indicaram, por exemplo, a origem do alecrim, o uso mais comum do cebolinho ou o nome da família botânica a que pertence a babosa. As informações eram obtidas facilmente, das placas identificativas das plantas, espalhadas ao longo do Jardim. No fim, após uma correção das respostas, os participantes receberam uma explicação mais pormenorizada sobre as 10 plantas envolvidas no jogo.

O jogo teve lugar no Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, espaço que foi inaugurado no dia 5 de junho de 2000, Dia Mundial do Ambiente. Trata-se de um espaço aprazível onde os visitantes podem conhecer mais de quatro dezenas de plantas medicinais e aromáticas, oriundas dos mais diversos países do Mundo. Nos 890 m2 deste Jardim, o visitante pode observar plantas como a cana-de-açúcar, o funcho, a consolda, a salva, a salsa, o aipo, o gengibre, diversas hortelãs, a babosa e a árvore-avenca (cientificamente conhecida por, Ginkgo biloba), originária da China e do Japão.

O grupo teve ainda oportunidade de visitar o Aquário onde observaram as espécies residentes nos 15 tanques de exibição, todas elas representantes da fauna marinha costeira do arquipélago da Madeira. Entre essas espécies encontram-se animais como o polvo, o mero, o peixe-porco, a estrela-do-mar, as moreias, a solha e outros. Além disso, nas salas de exposição permanente do Museu, foi-lhes dado a conhecer aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago Madeirense.

(Fotos e texto de: Marina Pinto /DCRN)