27 Novembro 2021
Página Inicial
Livro de banda desenhada “Aventuras nas profundidades” apresentado na Câmara Municipal do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail

10banda desenhada_pescprof_2010Teve lugar no dia 01 de Outubro no salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a apresentação pública de um livro de banda desenhada científica intitulado “Aventuras nas profundidades” com a presença do Presidente Câmara Municipal do Funchal e alunos de duas escolas do Funchal.

O lançamento do livro decorreu de uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, através da Estação de Biologia Marinha do Funchal e tornada possível com o apoio da Empresa “O Liberal”. Estiveram presentes na apresentação pública alunos do 3º ano do Externato da Apresentação de Maria e do 4º Ano da Escola D. Olga de Brito (Cruz Vermelha Portuguesa). A cerimónia de lançamento deste livro foi presidida pelo Dr. Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, que na altura se dirigiu aos presentes relevando o papel da CMF na educação dos cidadãos, em particular dos mais jovens, através de iniciativas deste teor.

A banda desenhada destina-se essencialmente a leitores com idade igual ou superior a 8 anos e pode ser resumida pelo parágrafo que aparece na contra-capa: “Debaixo da superfície do mar há um mundo pouco conhecido, outro planeta repleto de curiosos seres vivos que vivem num ambiente totalmente diferente do nosso. Os investigadores estão a estudar este novo mundo para descobrir os tesouros que se escondem nas profundezas do nosso Oceano. Com esta banda desenhada, fruto do projecto PESCPROF, queremos partilhar contigo as verdadeiras jóias destas descobertas”. A banda desenhada foi desenvolvida com a coordenação científica do Director do Departamento de Ciência, Dr. Manuel Biscoito e da Directora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, Mafalda Freitas.

Esta banda desenhada resulta do projecto PESCPROF-3 (Recursos Pesqueiros de Águas Profundas do Atlântico Centro - Oriental – Avaliação e difusão) sendo complementar da exposição “Tesouros profundos do Oceano Atlântico, que percorreu toda a Região. Actualmente esta exposição está a ser modificada no âmbito do projecto MARPROF (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia) e o seu conteúdo irá não só contribuir para uma melhor compreensão da biodiversidade das águas profundas da Macaronésia como também para a valorização destes novos dos produtos regionais de grande qualidade que aumentarão a oferta gastronómica local.

(Fotografias: Sérgio Castro e Luísa Costa)