4 Dezembro 2021
Página Inicial
Biodiversidade e Arte digital na Estação Versão para impressão Enviar por E-mail

1noite aberta_2010 09 18No passado dia 18 de Setembro realizou-se a última Noite Aberta de 2010 na Estação de Biologia Marinha, que teve como tema Biodiversidade e Arte digital. Foi apresentada uma palestra sobre Arte Digital e Biodiversidade pelos Professores Doutores Ana Isabel Portugal e Pedro Campos, seguida de uma projecção mural de espécimes marinhos virtuais no muro exterior do Cais do Carvão às quais assistiram mais de 160 pessoas.

No Ano Internacional da Biodiversidade, esta última Noite aberta na Estação de Biologia Marinha do Funchal de 2010, teve como tema Biodiversidade e Arte digital.

A actividade teve início com uma visita guiada às instalações da Estação onde foram muitas as pessoas que quiseram conhecer melhor esta infra-estrutura da Câmara Municipal do Funchal.
Às 21h decorreram as palestras, iniciadas com a apresentação da Estação de Biologia Marinha do Funchal feita pela sua directora, Mafalda Freitas. Às 21h30, começou a palestra sobre Arte Digital e Biodiversidade, dada pelos Professores Doutores Ana Isabel Portugal e Pedro Campos da Universidade da Madeira, seguida da projecção mural de espécimes marinhos virtuais no muro exterior do Cais do Carvão.
A arte digital engloba as várias formas de expressão artística em que o computador, de alguma forma intervem no processo de criação. Nesta apresentação, o computador foi usado para criar a escultura digital e o movimento das espécies marinhas bem como a criação do filme. A projecção em material da WOW! System é também comandada pela máquina.
Como defendem os autores, o computador é apenas um instrumento, que permite a expressão artística. Neste caso, sendo os dois autores engenheiros informáticos, é o seu meio de expressão habitual.

A iniciativa foi dirigida a toda a família e enquanto os pais assistiam às palestras realizaram-se actividades (jogos didácticos e desenhos sobre o mar) para crianças.

As “Noites Abertas” decorrem todos os anos nos meses de Verão, desde 2007. O objectivo é mostrar ao público o que se faz neste laboratório, tanto na componente da investigação, como na componente da educação ambiental ligada ao Mar.

(Fotografias: Sónia Dória)