27 Novembro 2021
Visitas Guiadas à Estação Versão para impressão Enviar por E-mail

visita guiada ebmf_20100914Mensalmente a Estação de Biologia Marinha do Funchal oferece a possibilidade da realização de visitas guiadas, proporcionando aos seus visitantes um espaço lúdico e educativo à medida que vão tendo conhecimento das actividades de investigação que decorrem nesta instituição.

No mês passado a Estação recebeu como visitantes crianças do Programa de Ocupação de Crianças do Bairro da Nazaré – “Férias Vivas”, organizado pela Paróquia da Nazaré, Investimentos Habitacionais da Madeira e outras Instituições.

O programa das visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal é o seguinte:
A visita guiada às instalações da Estação inicia-se geralmente com uma introdução ou palestra sobres as actividades de investigação desenvolvidas pela Estação, seguida de visita à Biblioteca “Prof. Luiz Saldanha”, aos Laboratórios de Ecologia, Taxonomia e Húmido e sala das colecções marinhas de referência do Museu Municipal do Funchal (HN). A biblioteca destina-se a facultar informação técnica e científica essencialmente a estudantes dos níveis secundário e superior, a docentes e a investigadores nas áreas da Biologia Marinha. Para além do suporte em papel, o serviço assegura ainda o acesso à informação científica através dos suportes electrónico e digital.

Durante a visita realizam-se actividades educativas (“Workshop de Profundidade”: processo de captura de crustáceos, Pandalidae e Geryonidae, em projectos desenvolvidos pela Estação; jogos, fichas temáticas, desenhos e pinturas) adequadas à faixa etária.

Com estas visitas à Estação, pretende-se dar a conhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição no campo das ciências do mar, promover o gosto pela descoberta da vida marinha, e sensibilizar os visitantes para a conservação da natureza e dos oceanos, nomeadamente para os problemas ambientais que afectam os animais marinhos. Pretende-se ainda estimular a imaginação e a criatividade dos visitantes, promovendo o debate de ideias de modo a facilitar a interpretação dinâmica de temas abordados.

Dia Aberto na Estação de Biologia Marinha:
O Dia Aberto decorre na última segunda-feira de cada mês, em que a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público, desenvolvendo actividades didácticas ligadas à investigação que aqui decorre (único dia em que não é necessária marcação prévia da visita, com excepção de grupos).

Horário das visitas guiadas: 10h00; 11h00; 15h00; 16h00.

Horário de funcionamento da Estação de Biologia Marinha (Biblioteca incluída): Segunda a Sexta-Feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Contacto:
Estação de Biologia Marinha do Funchal