25 Outubro 2021
Reunião do Projecto Marprof na Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail

reuniao marprof_2010_10_22Decorreu no Funchal, entre os dias 22 e 26 de Outubro mais uma reunião do projecto MARPROF (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia)

A reunião do Projecto Marprof realizou-se na Direcção Regional de Pescas da Madeira, com a participação do coordenador geral do projecto João Delgado (SRA/DRP/DSIP), da coordenadora para Madeira Mafalda Freitas (CMF/EBMF), do coordenador para Canárias José A. González (ICCM) e do coordenador científico do projecto Manuel Biscoito (CMF/EBMF-MMF).

A agenda de trabalho foi a seguinte:

1- Ponto de situação relativo à execução técnica e financeira do projecto;

2- Preparação da Primeira Alteração orçamental;

3- Outros assuntos relevantes.

O projecto Marprof (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia ) teve início em Outubro de 2009 e visa desenvolver e explorar novas perspectivas, no âmbito da exploração sustentável e valorização dos recursos marinhos profundos, criadas pelos frutuosos trabalhos efectuados, por esta mesma Parceria, ao longo da série de projectos PESCPROF. Este projecto irá efectuar uma prospecção orientada dos fundos marinhos profundos da Macaronésia, cobrindo novas áreas geográficas. Será ainda ampliada a inventariação da biodiversidade marinha profunda e criado um novo acervo de conhecimento biológico e pesqueiro imprescindível à gestão e desenvolvimento de novas pescarias, baseadas numa exploração sustentável.

O projecto tem uma componente muito importante de valorização da qualidade e divulgação dos recursos haliêuticos profundos da Macaronésia, efectuando a sua análise nutricional e organoléptica e produzindo um guia gastronómico. Assim, a exposição foi modificada para incluir a valorização gastronómica dos novos produtos da pesca de profundidade do mar. O conteúdo desta exposição não só contribuirá para uma melhor compreensão da biodiversidade das águas profundas da Macaronésia e para a avaliação do potencial de novas alternativas aos recursos tradicionais de pesca, mas também para a valorização destes novos produtos regionais de alta qualidade que valorizarão a oferta gastronómica local.

Newsletter da Ciência nr. 43 - Novembro 2010

Galeria de fotos