25 Outubro 2021
Dia Aberto Versão para impressão Enviar por E-mail
1-VisitasGuiadasEBMF_2009 Mensalmente a Estação de Biologia Marinha do Funchal realiza visitas guiadas, proporcionando aos seus visitantes um espaço lúdico e educativo à medida que vão tendo conhecimento das actividades de investigação que decorrem nesta instituição.

O programa das visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal é o seguinte:

• Introdução ou palestra sobres as actividades de investigação desenvolvidas pela Estação.
• Visita às instalações incluindo visita à Biblioteca “Prof. Luiz Saldanha”, aos Laboratórios de Ecologia, Taxonomia e Húmido e sala das colecções marinhas de referência do Museu Municipal do Funchal (HN).

Durante a visita realizam-se actividades educativas como jogos, fichas temáticas, desenhos, e experiências científicas adequadas a cada faixa etária. Este ano lectivo a novidade é o “Workshop de Profundidade”: aqui se ensina desde o processo de captura de crustáceos (camarões e caranguejos), à sua amostragem até à sua inserção nas colecções biológicas de referência.

Com estas visitas à Estação, pretende-se dar a conhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição no campo das ciências do mar, promover o gosto pela descoberta da vida marinha, e sensibilizar os visitantes para a conservação da natureza e dos oceanos, nomeadamente para os problemas ambientais que afectam os animais marinhos. Pretende-se ainda estimular a imaginação e a criatividade dos visitantes, promovendo o debate de ideias de modo a facilitar a interpretação dinâmica de temas abordados.

Dia Aberto na Estação de Biologia Marinha:
O Dia Aberto decorre na última segunda-feira de cada mês, em que a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público, desenvolvendo actividades didácticas ligadas à investigação que aqui decorre (único dia em que não é necessária marcação prévia da visita, com excepção de grupos).

Horário das visitas guiadas: 10h00; 11h00; 15h00; 16h00.

Horário de funcionamento da Estação de Biologia Marinha (Biblioteca incluída): Segunda a Sexta-Feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Contacto:
Estação de Biologia Marinha do Funchal