20 Outubro 2021
Reunião anual dos parceiros do projecto GESMAR Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG_2409Decorreu no passado dia 24 de Novembro, na Estação de Biologia Marinha do Funchal a 2ª reunião anual dos parceiros do projecto GESMAR – Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos, cuja abertura foi presidida pelo Sr. Vereador Eng. Henrique Costa Neves e contou com a presença do Director do Departamento de Ciência, Dr. Manuel Biscoito e do Director do Museu de História Natural do Funchal e responsável técnico do projecto, Dr. Ricardo Araújo.

O GESMAR é um projecto financiado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013 (PCT-MAC), do FEDER e tem como Chefe de Fila a Viceconsejería de Pesca do Governo de Canárias e onde para além do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, conta com a parceria de mais 4 instituições, a Universidade da Madeira, o Cabildo de Tenerife, o Cabildo de Gran Canária e com a Universidade dos Açores.

Este projecto tem como linhas gerais desenvolver uma estratégia para o ordenamento e gestão integrada do meio marinho da Macaronésia, tendo em vista a conservação e valorização dos recursos naturais. Neste sentido, foram estabelecidos os seguintes objectivos específicos:

- Avaliar o estado actual dos recursos marinhos e promover a utilização de novas tecnologias para a conservação e gestão dos mesmos;
- Promover a gestão e ordenamento sustentável dos recursos marinhos, através da utilização de diferentes instrumentos de ordenamento.
- Criar uma conscialização sobre a importância da gestão sustentável dos recursos marinhos.
- Contribuir para a transferência de conhecimento e informação entre os arquipélagos Macaronésicos.

No que diz respeito aos objectivos específicos para a Madeira, os parceiros propuseram realizar não só uma caracterização dos principais parâmetros ecológicos, bióticos e abióticos da pradaria da planta marinha Cymodocea nodosa, existente na área proposta para o futuro Eco-Parque Marinho do Funchal, como também a criação de um mapa com a localização da respectiva e de uma base de dados, incluindo imagens, das espécies associadas a esta.

O objectivo desta reunião foi apresentar por cada um dos parceiros ao Chefe de Fila, não só o estado actual do desenvolvimento do projecto, de acordo com os objectivos pré-estabelecidos, como também discutir os resultados que foram obtidos até ao momento por cada um dos parceiros.

Estiveram presentes na reunião, para além do Dr. Ricardo Araújo, a Dra. Ninoska Pavón Salas e o Dr. Alberto Bilbao Sieyro da Viceconsejería de Pesca do Governo de Canárias, o Dr. Agustín Espinosa Díaz e o Dr. Rafael Jesús González Martín do Cabildo de Tenerife, a Prof. Ana Neto da Universidade dos Açores e a Dra. Manuela Maranhão da Universidade da Madeira.