25 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Visita ao Ilhéu do Farol na Ponta de São Lourenço Versão para impressão Enviar por E-mail

Roque de Castro (Oceanodroma castro)
Roque de Castro (Oceanodroma castro).

Durante o fim-de-semana de 6 e 7 de Novembro foi organizada uma missão científica ao Ilhéu do Farol na Ponta de São Lourenço, com vista a realizar estudos ao Roque de Castro (Oceanodroma castro).

Esta visita ao Ilhéu do Farol da Ponta de São Lourenço foi co-organizada pelo Museu de História Natural do Funchal e pelo FCP – Projecto de Conservação da Freira e contou com a participação do seu Director, o Dr. Ricardo Araújo e com o investigador associado do Museu, o Dr. Francis Zino. Esta missão insere-se nos trabalhos que este investigador tem vindo a desenvolver ao longo dos anos na área da ornitologia, mais concretamente nas aves marinhas que nidificam no nosso arquipélago. Participaram ainda nesta missão, Elizabeth Zino e Sebastião Araújo, este último, um jovem que tem vindo a demonstrar grande interesse em participar em missões desta natureza.

O Parque Natural da Madeira, entidade gestora da área protegida da Ponta de São Lourenço, onde se inclui o ilhéu do Farol, teve uma colaboração imprescindível para o sucesso desta missão, ao disponibilizar o seu bote estacionado na Marina da Quinta do Lorde, juntamente com o vigilante da natureza João Paulo, para fazer não só o transporte das pessoas, como também de toda a logística necessária para esta operação.

O objectivo principal desta deslocação ao Ilhéu do Farol foi capturar, através da utilização de redes apropriadas para o efeito, indivíduos adultos de Roque de Castro, que utilizam este ilhéu para nidificar na época de Inverno, obtendo assim, informação biométrica para comparação posterior com a população que nidifica na época de Verão. Para além da recolha destes dados, aproveitou-se para colocar anilhas nos indivíduos capturados e recolher amostras de sangue para posteriores análises de DNA.

Galeria de Fotos 

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS