18 Outubro 2021
Boletim 3M Versão para impressão Enviar por E-mail
B3M_1

Marprof distinguido na 3ª edição do Boletim Marinho Marítimo Macaronésico

O Boletim Marinho Marítimo Macaronésico (B3M) é um meio e uma ferramenta comum para os arquipélagos da Macaronésia na divulgação dos projectos de carácter marinho – marítimo. A sua primeira publicação teve lugar em Abril de 2010 e em Janeiro, último, é apresentado o n.º 3. De destacar, nesta última edição, os projectos Marprof e Marprof-cv.

Os projectos Marprof e Marprof-cv são financiados no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional MAC 2007-2013, no qual a Câmara Municipal do Funchal, através da Estação de Biologia Marinha do Funchal e do Museu de História Natural do Funchal, participa como parceira.

Edição n.º 3 do Boletim Marinho Marítimo Macaronésico (B3M):

“Investigação científica do projecto MARPROF divulgada no XVI Simpósio Ibérico de Estudos de Biologia Marinha”

O XVI Simpósio Ibérico de Estudos de Biologia Marina decorreu entre os dias 6 e 10 de Setembro em Alicante (Espanha) e foram apresentados 5 posters, pelos investigadores João Delgado (Chefe de Fila, SRA/DSIP), Mafalda Freitas (Parceiro CMF/EBMF) e José Antonio González (Parceiro ACIISI/ICCM), relacionados com a investigação científica realizada no âmbito do projecto Marprof (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia). Fizeram parte do comité organizador e científico deste Simpósio investigadores do projecto Marprof, nomeadamente José António González, Manuel Biscoito, Mafalda Freitas e Maria João Aveiro.

“Lanzamiento del Proyecto MARPROF-CV en Gran Canaria”

Decorreu de 23 a 25 de Novembro de 2010, no Instituto Canário de Ciencias Marinas (ICCM), uma reunião de lançamento e coordenação inicial do projecto MARPROF-CV (“Potencial dos Novos Recursos Pesqueiros de Águas Profundas de Cabo Verde, Bases para a sua Gestão Sustentável e Valorização Gastronómica”). Participaram nesta reunião José A. González (ICCM), coordenador geral do projecto, José I. Santana (ICCM), Oksana Tariche (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas, INDP), coordenadora para Cabo Verde, Sandra Correia e Carlos Monteiro (INDP), João Delgado (Direcção de Serviços de Investigação das Pescas), coordenador para a Madeira e Mafalda Freitas (Estação de Biologia Marinha do Funchal), coordenadora adjunta para a Madeira. O projecto de I+D+i MARPROF-CV, que decorrerá entre Outubro de 2010 e Outubro de 2013 tem como objectivo principal o estabelecimento de bases científicas e tecnológicas para o aproveitamento sustentável dos novos recursos marisqueiros e pesqueiros de Cabo Verde e a sua valorização gastronómica. As espécies alvo são a gamba da Madeira (Plesionika edwardsii) e o peixe-espada-preto (Aphanopus sp.).