4 Dezembro 2021
Página Inicial
MUSEU ADERE AO PROJECTO “PASSAPORTE DO MAR” Versão para impressão Enviar por E-mail
IMG_2980 No passado dia 24 de Março, dia Nacional do Estudante, foi assinado o protocolo  “PASSAPORTE DO MAR”, no Museu de História Natural do Funchal, pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Miguel Albuquerque e pelo Presidente da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, Prof. Manuel Pinto de Abreu.

O presente protocolo visa associar o Museu de História Natural do Funchal na promoção do interesse cultural e científico sobre o tema do Mar, com vista à implementação e concretização do projecto “Passaporte do Mar”, lançado a nível nacional pela Estrutura de Missão dos Assuntos do Mar.

Só com uma estratégia nacional para o mar será possível alcançar os objectivos preconizados nas diferentes políticas nacionais, nomeadamente na área da Educação, Cultura e Sensibilização, promovendo a mediatização das actividades marítimas junto da sociedade, apostando nos museus dedicados ao mar, centros de interpretação e monitorização ambiental, aquários, oceanários e outras entidades dedicadas ao mar fomentando o ensino naval e náutico, a valorização do património cultural subaquático e a educação ambiental.

Esta iniciativa pretende suscitar nos cidadãos portugueses, bem como a cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, o interesse pelo Mar e promover o conhecimento da realidade marítima portuguesa em diversos domínios, dando visibilidade às instituições vocacionadas para o Mar e contribuindo, deste modo, para a valorização e dinamização do património marítimo nacional.

O Museu de História Natural do Funchal compromete-se a facultar a entrada gratuita aos portadores do “Passaporte do Mar”, no Dia Nacional do Mar (16 de Novembro), no Dia Europeu do Mar (20 de Maio), no Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho) e no Dia Mundial do Mar (25 de Setembro) e ainda em outras datas consideradas relevantes. Nos restantes dias os portadores deste passaporte têm uma redução de 25% no custo do bilhete de entrada.

(Fotos de: Helena Encarnação/DCI)