20 Outubro 2021
Exposição sobre a expedição "EMEPC/M@rBis/Selvagens 2010" Versão para impressão Enviar por E-mail
IMG_2976 Abertura oficial da exposição fotográfica sobre a expedição "EMEPC/M@rBis/Selvagens 2010", no Museu de História Natural do Funchal. Na inauguração, a presença do senhor Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Miguel Albuquerque e do Presidente da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, Prof. Manuel Pinto de Abreu.

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) foi criada em Janeiro de 2005, com a missão de preparar a respectiva proposta de extensão para além das 200 milhas náuticas e patrocinou a realização da maior expedição científica jamais realizada em Portugal. Esta missão científica às Ilhas Selvagens mobilizou 3 Navios, 25 Dias no Mar, 214 Participantes, dos quais 70 Cientistas, 100 Mergulhos, 50 Horas de Operação com o ROV “Luso”, 35 Universidades, Laboratórios Associados e Instituições Nacionais e Internacionais. O Museu de História Natural do Funchal e a Estação de Biologia Marinha do Funchal estiveram representados nesta missão, entre outros, pelos Drs. Ricardo Araújo e Manuel Biscoito.

Ao todo, a equipa científica que participou na campanha tirou mais de 10.000 fotografias e registou 7.212 amostras e observações, tendo identificado 556 taxas diferentes.

Foi precisamente com vista à implementação do M@rBis, que a EMEPC empreendeu uma expedição científica às Ilhas Selvagens em Junho de 2010: a campanha EMEPC/M@rBis/Selvagens 2010. Esta expedição foi realizada com o intuito de inventariar a fauna e flora marinhas das Ilhas Selvagens, testando a estrutura informática do sistema e contribuindo com informação para o Projecto de Extensão da Plataforma Continental de Portugal.

(Fotos de: Helena Encarnação/DCI)