20 Outubro 2021
“Um saltinho à…” Versão para impressão Enviar por E-mail
ApresentacaoEstacao_MafaldaF_2011

Estação de Biologia Marinha do Funchal continua progressivamente a receber mais visitantes de diversas instituições.

Salientando a variedade de grupos que por aqui passam, só neste mês realizaram-se visitas a alunos da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco e Básica do 1º Ciclo do Imaculado Coração de Maria e a utentes da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação.

Nestas visitas guiadas realizaram-se palestras sobre a biodiversidade marinha da Madeira e as actividades desenvolvidas na Estação.

Programa das visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal:

• Apresentação das actividades de investigação aqui desenvolvidas.
• Visita às instalações, incluindo visita à Biblioteca “Prof. Luiz Saldanha”, aos Laboratórios de Ecologia, Taxonomia e Húmido e Sala das colecções marinhas de referência do Museu de História Natural do Funchal.

Durante a visita realizam-se actividades educativas como jogos, fichas temáticas, desenhos, e experiências científicas adequadas a cada faixa etária. Uma das acções, desenvolvidas para este ano lectivo, é o “Workshop de Profundidade”, onde se demonstra todo o processo de captura de crustáceos de profundidade (camarões e caranguejos), a sua amostragem e inserção nas colecções biológicas de referência.

Com estas visitas à Estação, pretende-se dar a conhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição no campo das ciências do mar, promover o gosto pela descoberta da vida marinha, e sensibilizar os visitantes para a conservação da natureza e dos oceanos, nomeadamente para os problemas ambientais que afectam os animais marinhos. Pretende-se ainda estimular a imaginação e a criatividade dos visitantes, promovendo o debate de ideias de modo a facilitar a interpretação dinâmica de temas abordados.

Dia Aberto na Estação de Biologia Marinha:
O Dia Aberto decorre na última segunda-feira de cada mês, em que a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público, desenvolvendo actividades didácticas ligadas à investigação que aqui decorre (único dia em que não é necessária marcação prévia da visita, com excepção de grupos).

Horário das visitas guiadas: 10h00; 11h00; 15h00; 16h00.

Horário de funcionamento da Estação de Biologia Marinha (Biblioteca incluída): Segunda a Sexta-Feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Contacto:
Estação de Biologia Marinha do Funchal
Cais do Carvão - Promenade da Orla Marítima do Funchal
9000-107 FUNCHAL
Madeira – PORTUGAL
Telefone: +351-291-700360; Fax: +351-291-766339
Marcação de visitas guiadas

(Fotos de: Luísa Costa / DCI)