21 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Força Aérea Portuguesa colabora no estudo da Freira do Bugio Versão para impressão Enviar por E-mail
Fig1 Uma equipa do Museu de História Natural do Funchal visitou o Planalto Sul do Bugio, Ilhas Desertas, transportada pelo helicóptero EH-101 Merlin da FAP.

Esta deslocação ocorreu no passado dia 25 de Abril e teve como objectivo proceder à substituição dos módulos de memória dos equipamentos electrónicos de monitorização dos movimentos das aves nos ninhos e preparar os equipamentos para a nova época de nidificação de 2011.

A equipa foi chefiada pelo Dr. Francis Zino, investigador associado do Museu e contou com a participação do Dr. Manuel Biscoito, Director do Departamento de Ciência. A Dr.ª Dília Menezes do Parque Natural da Madeira acompanhou a equipa.

O Museu de História Natural do Funchal, em conjunto com a Associação Freiras (FCP) tem vindo a estudar o comportamento da Freira do Bugio, no respeitante aos seus movimentos, quer na época de reprodução, quer na migração anual. Com vista a estudar os movimentos das aves na época de nidificação, foram instalados em Outubro de 2011 dois equipamentos electrónicos alimentados a energia solar os quais registam os movimentos de aves que possuem um chip electrónico colocado pela equipa. Estes equipamentos foram adquiridos às peças no Reino Unido e montados e testados na Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Dadas as dificuldades em aceder à área de nidificação da Freira do Bugio, o Ministério da Defesa Nacional tem apoiado estes trabalhos, permitindo que as equipas possam se deslocar ao Bugio com recurso ao helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa estacionado no Porto Santo. Só desta forma foi possível instalar os equipamentos que agora foram revistos.

Galeria de Fotos

(Fotos: Manuel Biscoito, CMF/DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS