21 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Biodiversidade marinha divulgada na Estação de Biologia Versão para impressão Enviar por E-mail
Fig_1

A Estação de Biologia Marinha do Funchal apresenta a biodiversidade marinha da Madeira. As actividades desenvolvidas proporcionam aos seus visitantes um espaço lúdico e educativo à medida que vão tendo conhecimento das áreas de investigação que decorrem nesta instituição.

Os jovens alunos do Serviço Técnico de Educação de Deficientes Intelectuais – Quinta do Leme e da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António tiveram a oportunidade de contactar com uma realidade diversa e colocar questões.


Nestas visitas guiadas realizaram-se palestras sobre a biodiversidade marinha da Madeira e as actividades desenvolvidas na Estação.

Programa das visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal:

• Apresentação das actividades de investigação aqui desenvolvidas.
• Visita às instalações, incluindo visita à Biblioteca “Prof. Luiz Saldanha”, aos Laboratórios de Ecologia, Taxonomia e Húmido e Sala das coleções marinhas de referência do Museu de História Natural do Funchal.

Durante a visita realizam-se actividades educativas como jogos, fichas temáticas, desenhos, e experiências científicas adequadas a cada faixa etária. Uma das ações, desenvolvidas para este ano lectivo, é o “Workshop de Profundidade”, onde se demonstra todo o processo de captura de crustáceos de profundidade (camarões e caranguejos), a sua amostragem e inserção nas coleções biológicas de referência.

Com estas visitas à Estação, pretende-se dar a conhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição no campo das ciências do mar, promover o gosto pela descoberta da vida marinha, e sensibilizar os visitantes para a conservação da natureza e dos oceanos, nomeadamente para os problemas ambientais que afectam os animais marinhos. Pretende-se ainda estimular a imaginação e a criatividade dos visitantes, promovendo o debate de ideias de modo a facilitar a interpretação dinâmica de temas abordados.

Dia Aberto na Estação de Biologia Marinha:
O Dia Aberto decorre na última segunda-feira de cada mês, em que a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público, desenvolvendo actividades didáticas ligadas à investigação que aqui decorre (único dia em que não é necessária marcação prévia da visita, com exceção de grupos).

 Horário das visitas guiadas: 10h00; 11h00; 15h00; 16h00.

Horário de funcionamento da Estação de Biologia Marinha (Biblioteca incluída): Segunda a Sexta-Feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Contacto:
Estação de Biologia Marinha do Funchal
Cais do Carvão - Promenade da Orla Marítima do Funchal
9000-107 FUNCHAL
Madeira – PORTUGAL
Telefone: +351-291-700360; Fax: +351-291-766339
Marcação de visitas guiadas

 

 Galeria de Fotos

 

 (Fotos de: Luísa Costa / DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS