18 Outubro 2021
Alunos demonstram elevado interesse pela investigação marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
01.EscGZarco8 Verificamos de ano para ano que os jovens alunos que visitam a Estação de Biologia Marinha demonstram um interesse crescente pelos animais marinhos e a sua biologia, assim como o trabalho aqui desenvolvido pelos investigadores científicos.

É de salientar o elevado número de alunos que visitaram a Estação este mês, aproximadamente 150, alunos das Escolas Básicas e Secundárias da Calheta e Gonçalves Zarco e Escolas Básicas do 1º Ciclo com Pré-Escolar de Câmara de Lobos e do Galeão.

Nas visitas guiadas realizaram-se palestras sobre a biodiversidade marinha da Madeira e as actividades de investigação desenvolvidas na Estação. Aqui, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a Biblioteca “Prof. Luiz Saldanha”, os diferentes laboratórios (Ecologia, Taxonomia e Húmido) e a Sala das colecções marinhas de referência do Museu de História Natural do Funchal.

Durante a visita realizaram-se actividades educativas e experiências científicas adequadas a cada faixa etária. Uma das acções desenvolvidas foi o “Workshop de Profundidade”, onde os alunos aprenderam todo o processo de captura de crustáceos (camarões e caranguejos) de profundidade e a sua biologia: o biólogo responsável pela visita exemplificou como amostrar um caranguejo (ou camarão), retirando e anotando as suas principais medidas, logo de seguida os alunos repetiram o processo de amostragem entusiasticamente.

Dia Aberto na Estação de Biologia Marinha:
O Dia Aberto decorre na última segunda-feira de cada mês,  em que a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público, desenvolvendo actividades didáticas ligadas à investigação que aqui decorre (único dia em que não é necessária marcação prévia da visita, com exceção de grupos). Neste mês, é no dia 27 de Junho.

Horário de funcionamento da Estação de Biologia Marinha (Biblioteca incluída): Segunda a Sexta-Feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Horário das visitas guiadas: 10h00; 11h00; 15h00; 16h00.

Contacto:
Estação de Biologia Marinha do Funchal
Cais do Carvão - Promenade da Orla Marítima do Funchal
9000-107 FUNCHAL
Madeira – PORTUGAL
Telefone: +351-291-700360; Fax: +351-291-766339
Marcação de visitas guiadas

(Fotos de: Luísa Costa / DCI e de Kirsti Oterhals)