25 Outubro 2021
Noite Aberta continua em Agosto com o tema " Educando para a proteção do Mar" Versão para impressão Enviar por E-mail
Foto08

No passado dia 23 de Julho realizou-se a primeira Noite Aberta deste ano na Estação de Biologia Marinha, que teve como tema O Mergulho profundo. Foram apresentados, por Pedro Gomes, um filme sobre o NAVALdeep e um documentário sobre o Naufrágio da Batalha de Narvik, aos quais assistiram 170 pessoas

A Dra. Mafalda Freitas começou por apresentar a Estação de Biologia Marinha do Funchal aos visitantes e posteriormente foi exibido o filme sobre o NAVALdeep, um workshop sobre mergulho profundo, que decorreu no Funchal entre os dias 29 de Março e 2 de Abril de 2011.

No workshop NAVALdeep foram efetuados mergulhos profundos para mostrar aos participantes a realidade madeirense na cota dos 100 metros. João Neves abordou os perigos do mergulho profundo, a vantagem da utilização do hélio na mistura respiratória e os equipamentos utilizados neste tipo de mergulho bem como o funcionamento do mais recente equipamento lançado no mercado. Armando Ribeiro e José Marques falaram do projeto IN-SILENCE (www.in-silence.com) que conta com mergulhos em naufrágios míticos nomeadamente da Batalha de Narvik, Batalha de Jutland, Loredan, Kassamba, Empire Heritage, Viminale, SS Dago e Andrea Doria. Este workshop foi organizado pelo Clube Naval do Funchal e teve o apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da Câmara Municipal do Funchal.

A projeção do documentário sobre o Naufrágio da Batalha de Narvik, com comentários de Pedro Gomes (Instrutor de mergulho e responsável pelo evento Navaldeep) encerrou o tema.

Para o mês de Agosto, no dia 27, o tema para a noite aberta será Educando para a proteção do Mar. Esta iniciativa irá consistir em visitas guiadas às instalações da Estação (20h00 e 22h30) e em palestras (21h00) intituladas:
- A Estação de Biologia Marinha do Funchal e as “Aventuras nas profundidades” - Mafalda Freitas (Directora da Estação);
- O Papel da Câmara Municipal e dos cidadãos na proteção e preservação do Mar - Dra. Iolanda Lucas (Divisão de Educação da CMF).

E não perca a oportunidade de visitar as exposições:
- “Tesouros Profundos do Oceano Atlântico”.
- “Viagem pela Biodiversidade do Funchal”;

As “Noites Abertas” decorrem todos os anos nos meses de Verão, desde 2007 e a exemplo do que vem fazendo no “Dia Aberto” (última 2ª feira de cada mês), a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público à noite.

As visitas guiadas são gratuitas e efetuam-se às 20h00 e às 22h30, intercaladas por projeções de imagens e pequenas palestras, às 21h00, sobre as atividades desenvolvidas pela Estação de Biologia Marinha do Funchal por um dos investigadores da casa e por um tema desenvolvido por um convidado. No dia 27 de Agosto, o tema escolhido será Educando para a proteção do Mar em que a convidada será a Dra. Iolanda Lucas da Divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal.

As inscrições são gratuitas e poderá fazê-las na Estação de Biologia Marinha, pelo telefone 291 700 360 ou por e-mail: Marcação de visitas guiadas

Pais e filhos estão convidados a participar nestas atividades.

(Fotos de: Luísa Costa  e Alexandra Telo/ DCI)