25 Outubro 2021
Reunião anual dos parceiros do projecto GESMAR Versão para impressão Enviar por E-mail
Foto.1

Decorreu no passado dia 13 de Julho, na Universidade dos Açores, a 3ª reunião anual do projecto GESMAR – Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos, com o objetivo de reunir todos os parceiros que fazem parte deste projeto no sentido de apresentar o estado de evolução de cada uma atividades propostas. Para além da reunião referida, foram realizadas ainda algumas ações no âmbito do projeto, nomeadamente um seminário de divulgação do mesmo e visita ás áreas que estão a ser alvo de estudo na ilha de Ponta Delgada.

O GESMAR é um projecto financiado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013 (PCT-MAC), do FEDER e tem como Chefe de Fila a Viceconsejería de Pesca do Governo de Canárias e onde para além da Câmara Municipal do Funchal, através do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, conta com a parceria de mais 4 instituições, a Universidade da Madeira, o Cabildo de Tenerife, o Cabildo de Gran Canária e com a Universidade dos Açores.

Este projeto tem como linhas gerais desenvolver uma estratégia para o ordenamento e gestão integrada do meio marinho da Macaronésia, tendo em vista a conservação e valorização dos recursos naturais.

Estiveram presentes na reunião para além do Dr. Ricardo Araújo, responsável técnico e representante da Câmara Municipal do Funchal no projeto, o Dr. José Fernando Ríos Jordana, a Dra. Ninoska Pavón Salas, o Dr. Alberto Bilbao Sieyro, o Dr. Fernando Espino e o Dr. Matia Ferray da Viceconsejería de Pesca do Governo de Canárias, o Dr. Agustín Espinosa Díaz e o Dr. Rafael Jesús González Martín do Cabildo de Tenerife, a Prof. Ana Neto, o Dr. Nuno Vaz Álvaro e o Dr. Afonso Prestes da Universidade dos Açores e o Prof. Manfred Kaufmann e a Dra. Manuela Maranhão da Universidade da Madeira.

Para além da reunião acima referida realizou-se um seminário de divulgação pública do projecto GESMAR, onde todos os parceiros apresentaram as atividades a que se propuseram realizar em cada um dos arquipélagos e quais os seus objetivos.

Foram ainda realizadas várias visitas, através da realização de mergulhos com escafandro autónomo, a algumas áreas onde se estão a desenvolver os trabalhos de mar nos Açores, mais concretamente na ilha de Ponta Delgada.

(Fotos de: RA/ DCI e M. Maranhão)