18 Outubro 2021
Página Inicial
Armadilha para captura de mosquitos Aedes aegypti testada no concelho do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
Foto_sinopse O Museu de História Natural do Funchal colocou no terreno, no passado mês de outubro, um novo modelo de armadilha para captura de mosquitos Aedes aegypti.

Desde 2009 que o Museu de História Natural do Funchal, juntamente com mais dois parceiros regionais e um das ilhas Canárias, está envolvido no projeto científico de investigação: Gestão Integrada do Vetor Aedes aegypti – MOSQIMAC (PCT-MAC/2/M063). O objetivo do Museu é o da criação de uma rede de vigilância/monitorização do mosquito Aedes aegypti na RAM. Para esse efeito, implementou-se desde o início do projeto, uma rede de armadilhas de oviposição (27 no concelho do Funchal e 18 nos restantes concelhos da RAM) para deteção da presença do mosquito numa determinada área e monitorização da sua eventual expansão. Como forma de complementar os dados obtidos, no passado mês de outubro, o Museu de História Natural do Funchal começou a utilizar um novo modelo de armadilha, no concelho do Funchal, desta feita para captura de fêmeas adultas grávidas - MosquiTRAP. Basicamente as fêmeas dos mosquitos depois de efetuarem a sua refeição sanguínea (para amadurecimento dos ovos) necessitam de um local para fazer a postura (oviposição). Esta armadilha, para além da água que é colocada na parte inferior possui também um atraente químico. Ao pousar nas paredes internas da armadilha, as fêmeas ficam presas por uma espécie de cola e, assim, não efetuam a postura dos ovos. Tal como acontece com as armadilhas de oviposição, as MosquiTRAP são inspecionadas semanalmente e em paralelo com as de oviposição.

A MosquiTRAP foi desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e é patenteada pela ECOVEC e pela referida Universidade.

(Fotos de: Juan Silva/DCI e Rui Gonçalves/ITB)