20 Outubro 2021
Mar Português em reflexão na UALG com o alto patrocínio do Presidente da República Versão para impressão Enviar por E-mail
Mar_Profundo_Portugus_MBiscoito01 No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, a Universidade do Algarve promoveu, nos dia 17 e 18 de novembro, uma reflexão que pretendeu estimular o debate e originar iniciativas que contribuam para o fortalecimento do papel do Oceano no desenvolvimento nacional,  Encontro Mar Português.

Manuel Biscoito, Diretor do Departamento de Ciência, foi orador convidado deste encontro e participou no terceiro painel denominado: Descobrir, perceber, explorar (Plataforma Continental). A sua apresentação recebeu o título: O Mar profundo Português - Uma perspetiva biológica no século XXI.

Na sua perspetiva, defende que o grande potencial do mar profundo português “é a sua biodiversidade, enquanto elemento chave para o equilíbrio do oceano, enquanto elemento indicador das alterações globais que se estão a verificar, enquanto fonte de recursos e processos genéticos e enquanto fonte de biomoléculas e processos de elevado interesse bio-tecnológico”.

Propõe ainda a adoção de um plano de ação nacional a 10 anos que identifique as prioridades e os atores principais neste domínio e que garanta um nível de financiamento de base, uma melhor articulação entre equipas existentes, uma potenciação da procura de parcerias e fontes de financiamento externas e uma rentabilização dos grandes meios de investigação (navios, ROVs, etc.). Este plano de ação deverá abranger, para além da investigação, a conservação, o ensino, a divulgação e a ligação ao setor privado, no âmbito do mar profundo Português.