25 Outubro 2021
Ação de Formação Versão para impressão Enviar por E-mail
01 Mafalda Freitas, diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, foi formadora na ação: O papel da Estação de Biologia Marinha do Funchal no conhecimento da biodiversidade profunda da Madeira. Esta formação foi creditada pela Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos.

A formação proposta aos docentes das áreas das Ciências da Natureza, das Ciências Naturais, e a todos os docentes interessados pela área da Biologia  Marinha da Madeira, decorreu de 22 a 26 de Novembro na ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO.

Os objetivos foram mostrar a biodiversidade marinha dos mares da Madeira e divulgar  projetos de investigação na área do mar profundo desenvolvidos pela Estação de Biologia Marinha do Funchal, nos últimos anos, e seus resultados científicos. Um aspeto importante desta ação foi dar a conhecer a biodiversidade profunda da Madeira, com especial relevo para as espécies com potencial interesse comercial.

Para além de Mafalda Freitas, Manuel Biscoito diretor do Departamento de Ciência deu uma aula sobre o Mar profundo incluindo um vídeo sobre as “fontes hidrotermais”.

No dia 25 de novembro os formandos visitaram: o Museu de História Natural do Funchal incluindo a exposição temporária Tesouros profundos do Oceano Atlântico e no dia 26 de novembro a Estação de Biologia Marinha do Funchal e as coleções biológicas do Museu de História Natural do Funchal depositadas na Estação. Aqui fizeram ainda uma aula pratica com camarões e caranguejos de profundidade.

(Fotos de: DCI)