4 Dezembro 2021
Abertura oficial da Exposição “Fungos da madeira” Versão para impressão Enviar por E-mail
Foto_sinopse

No dia 19 de dezembro decorreu, no Museu de História Natural do Funchal, a abertura oficial da Exposição “Fungos da madeira”.

Há cerca de 21 anos que o Sr. Max Koschatzky colabora com o Museu de História Natural do Funchal deslocando-se, anualmente, à Madeira onde faz observações e recolhas de material micológico. Para homenagear esta longa colaboração, organizou-se, em conjunto com o Sr. Max, uma pequena exposição onde figuram 11 espécies de fungos que podem ser encontrados a crescer na madeira das árvores vivas dos nossos jardins, avenidas e florestas ou na madeira já em decomposição. O facto de estas espécies não possuírem a forma estereotipada de cogumelo, passam-nos despercebidas no nosso quotidiano. Uma das espécies em exibição é endémica da Macaronésia; trata-se da madre-louro muito utilizado na medicina popular madeirense. As restantes espécies possuem uma distribuição geográfica mais ampla, essencialmente europeia.

A abertura oficial desta exposição teve lugar no passado dia 19 de dezembro, e contou com a presença dos Srs. Vereador Eng. Henrique Costa Neves, do Diretor do Departamento de Ciência Dr. Manuel Biscoito e do Diretor do Museu Dr. Ricardo Araújo.

A exposição estará patente ao público até ao dia 30 de abril de 2012.

O visitante tem a seu dispor um guia bilingue da exposição.

(Fotos de: Helena Encarnação/DCI)