21 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Estação de Biologia Marinha em visita guiada Versão para impressão Enviar por E-mail
2 Em 2012 convidamos as Escolas a visitarem a Estação de Biologia Marinha do Funchal e a ficarem a conhecer mais sobre o Mar da Madeira através do “Workshop sobre o Mar profundo” e da exposição “Tesouros Profundos do Oceano Atlântico”, que poderá ser exibida nos vossos estabelecimentos de ensino.

A visita guiada à Estação de Biologia Marinha do Funchal inicia-se, geralmente, por uma palestra sobre a biodiversidade marinha da Madeira e as atividades de investigação desenvolvidas na Estação. Nesta fase, o biólogo responsável pela visita faz uma breve descrição dos projetos desenvolvidos pelos investigadores que aqui trabalham, destacando as espécies estudadas mais importantes e não deixando de referir as diversas salas que o visitante terá oportunidade de conhecer, como a Biblioteca Professor Luiz Saldanha, a Sala das Coleções Marinhas de Referência do Museu de História Natural do Funchal e os Laboratórios de Ecologia, Taxonomia e Húmido.

Para os mais novos, realizam-se atividades educativas e jogos temáticos. O jogo dos ambientes é eleito como o mais divertido. Uma das ações que desenvolvemos para grupos escolares é o “Workshop sobre o Mar profundo”, onde se demonstra todo o processo de captura dos crustáceos de profundidade (camarões da família Pandalidae e caranguejos Geryonidae), a sua amostragem e inserção nas colecções biológicas de referência.

Podem viver momentos privilegiados de aprendizagem, conhecendo factos e curiosidades dos “Tesouros Profundos do Oceano Atlântico”, uma exposição organizada pela Estação e que tem por objetivo dar a conhecer melhor o mar profundo e o projeto de investigação denominado MARPROF (Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia).


Esta exposição itinerante, composta por 8 painéis de grande dimensão e vários elementos multimédia, pretende despertar a curiosidade dos jovens e dos adultos, revelando os mistérios do Oceano profundo, a sua biodiversidade e recursos pesqueiros, com particular incidência para os mares do arquipélago da Madeira. O projeto Marprof teve início em outubro de 2009 e visa desenvolver e explorar novas perspetivas, no âmbito da exploração sustentável e valorização dos recursos marinhos profundos, criadas pelos frutuosos trabalhos efetuados ao longo da série de projetos PESCPROF.

Dia Aberto na Estação de Biologia Marinha:
O Dia Aberto decorre na última segunda-feira de cada mês, em que a Estação de Biologia Marinha do Funchal abre as portas ao público, desenvolvendo atividades didáticas ligadas à investigação que aqui decorre. Neste mês, é no dia 27 de fevereiro.

Horário das visitas guiadas: 10h00; 11h00; 15h00; 16h00.

Horário de funcionamento da Estação de Biologia Marinha (Biblioteca incluída): Segunda a Sexta-Feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Contacto:
Estação de Biologia Marinha do Funchal
Cais do Carvão - Promenade da Orla Marítima do Funchal
9000-107 FUNCHAL
Madeira – PORTUGAL
Telefone: +351-291-700360; Fax: +351-291-766339
Marcação de visitas guiadas

 

Galeria de Fotos

 

 (Fotos de: Luísa Costa / DCI)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS