25 Outubro 2021
Apresentação do projeto REDMIC na Estação de Biologia Marinha do Funchal- Versão para impressão Enviar por E-mail
Fig_1a_Redmic Decorreu no passado dia 23 de Fevereiro a apresentação do projeto REDMIC – Repositório de dados marinhos integrados de Canárias, da responsabilidade do Observatório Ambiental Granadilla.

Aproveitando a presença na Madeira da Bióloga Marinha Ainoa Poladura Martín, teve lugar na Estação de Biologia Marinha do Funchal a apresentação do projeto REDMIC – Repositório de dados marinhos integrados de Canárias (http://www.redmic.es/web/). Este projeto, no qual Ainoa Poladura participou, foi lançado pelo Observatório Ambiental do Porto de Granadilla, uma fundação criada em Tenerife, ilhas Canárias, pelos Portos de Tenerife e pelo Governo de Canárias.

REDMIC é uma infraestrutura de dados marinhos georreferenciados das Canárias e destinada a utilização pública, com vista a estabelecer no futuro uma base de dados de todas as espécies marinhas e habitats da Macaronésia, com particular atenção para as espécies constantes dos anexos II, IV e V da Directiva Europeia Habitats. Uma parte chave da base de dados será a distribuição geográfica das espécies num sistema de informação geográfica.

REDMIC foi alvo em 2011 de uma candidatura à União Europeia para permitir a sua extensão à Madeira, a qual infelizmente não foi contemplada para financiamento.

A Dra. Ainoa Poladura encontra-se presentemente a estagiar na Estação de Biologia Marinha do Funchal com uma bolsa Pro-Lingua atribuída pela Fundação Empresa da Universidade de La Laguna, Tenerife. Neste estágio, a bolseira está a proceder ao carregamento de novas bases de dados das coleções do Museu de História Natural do Funchal, com recurso à base de dados SPECIFY. Esta informação poderá um dia vir a ser integrada no projeto REDMIC, alargando assim o seu atual âmbito geográfico.

(Fotos de: DCI)