25 Outubro 2021
Nova espécie de ave fóssil homenageia G. E. Maul Versão para impressão Enviar por E-mail
Fig_1_O._mauli Acaba de ser publicada na revista Zootaxa a descrição de uma nova espécie fóssil de mocho d’orelhas da Madeira. Os autores dedicaram esta nova espécie ao antigo Diretor do Museu de História Natural do Funchal, Günther E. Maul.

Um grupo de investigadores liderado por Juan Carlos Rando, da Universidade de La Laguna, Tenerife, Ilhas Canárias, acaba de publicar na revista Zootaxa (Rando, J. C., H. Pieper, J. A. Alcover & S. l. Olson, 2012 - A new species of extinct fossil scops owl (Aves: Strigiformes: Strigidae: Otus) from the Archipelago of Madeira (North Atlantic Ocean). Zootaxa, 3182: 29-42) a descrição de uma nova espécie de mocho d’orelhas fóssil da Madeira, a que deram o nome de Otus mauli, em homenagem a G. E. Maul, antigo diretor do Museu de História Natural do Funchal.

Esta descrição baseou-se na descoberta por Harald Pieper em 1984, de uma série de ossos nos depósitos fossilíferos do Quaternário tardio da Ponta de S. Lourenço, ilha da Madeira. Outros ossos provavelmente da mesma espécie foram também colhidos por estes autores nos depósitos calcários do Porto dos Frades e da Fonte da Areia, na ilha de Porto Santo, sendo provável que esta espécie, hoje extinta, tenha sido endémica do arquipélago da Madeira.

De referir que o mocho d’orelhas de Maul, agora descrito, é muito semelhante ao atual mocho d’orelhas Otus scops, visitante acidental na ilha da Madeira. Neste arquipélago a única ave de rapina noturna nidificante na atualidade é a coruja das torres, Tyto alba.

Segundo estes autores, o mocho d’orelhas de Maul terá vivido na Madeira e Porto Santo intimamente ligado às florestas Laurissilva e é bem provável que se tenha extinguido já depois da chegada do Homem a estas ilhas no século XV, em consequência de alterações do habitat e da introdução de predadores.

O material colhido encontra-se depositado nas coleções do Museu de História Natural do Funchal.