4 Dezembro 2021
Editorial Versão para impressão Enviar por E-mail
Foto_grupo Esta é a edição número 60 da Newsletter do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal, correspondendo a 5 anos de publicação mensal ininterrupta.

A tradição editorial deste Departamento iniciou-se com o Boletim do Museu Municipal do Funchal em 1945, mas foi sempre dirigida ao meio científico. Faltava um meio de divulgação regular dirigido ao grande público, no qual se pudesse dar conta de aspetos interessantes das atividades do Departamento, nomeadamente do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal e por outro lado, divulgar notícias referentes à História Natural da Região. Com a implementação do sítio Internet da Câmara Municipal do Funchal, achou-se que seria a altura ideal de lançar este meio de comunicação, sob a forma de uma newsletter eletrónica. Era também o assumir de uma responsabilidade - a produção de um número mensal, com assuntos variados e interessantes para o público. Este número 60 atesta que conseguimos cumprir o que nos propusemos. Hoje a publicação da nossa newsletter é um ato que já está plenamente interiorizado na equipa e estamos cientes que a mesma tem cumprido uma dupla função: a divulgação das nossas atividades e outros assuntos de interesse e ao mesmo tempo a preservação, para memória futura, de informação importante que constitui uma parte da história recente deste Departamento.

A nossa newsletter tem hoje 250 assinantes regulares e os seus artigos têm em média 400 acessos por mês. Ao longo destes cinco anos foram publicados cerca de 250 artigos dando conta de inúmeras atividades realizadas, descobertas feitas e trabalhos científicos publicados.

Todo este trabalho é fruto da dedicação de toda uma equipa de biólogos-jornalistas, os quais, de forma anónima, contribuem com notícias e informações e também de uma equipa editorial que tecnicamente possibilita a publicação mensal da newsletter. A todos quantos tornam possível esta realização, uma palavra de reconhecimento pelo trabalho realizado e de encorajamento para continuarem a dar este bom exemplo de serviço público.

Manuel José Biscoito
Editor-Chefe