4 Dezembro 2021
Página Inicial
Empresa tecnológica multinacional faz apresentação inédita do WIPODE® no Museu de História Natural Versão para impressão Enviar por E-mail
Wipode_1 Teve lugar no Museu de História Natural do Funchal no passado dia 23 de Março a primeira apresentação mundial de um inovador sistema de navegação dentro de casa designado WIPODE.

O sistema WIPODE é um sistema de “indoor navigation” concebido pela empresa multinacional GMV para ser utilizado dentro de casa com recurso a “smart phones” ou “tablets” e baseia-se na tecnologia Wi-Fi.(www.gmv.com/en/space/products/wipode/). Destina-se particularmente a facilitar a orientação das pessoas no interior de edifícios complexos, recorrendo a infraestruturas de comunicações já existentes ou requerendo investimentos relativamente reduzidos.

A escolha do Museu de História Natural do Funchal para esta primeira apresentação mundial ficou a dever-se ao processo em curso de remodelação do Museu e no qual se pretendem introduzir novas tecnologias de apoio ao visitante, com vista a aumentar a oferta museológica e informativa durante a visita.

Para além da apresentação do WIPODE® foi também efetuada uma demonstração do Tipatag® (tipatag.com), uma aplicação para iPhone e Android, que permite a leitura ótica de etiquetas através de “smartphones” e “tablets” e dessa maneira obter informação adicional, publicar informação na Internet, etc. O objetivo desta demonstração foi o de avaliar o interesse desta tecnologia no contexto do Museu e dos objetos expostos.

A empresa GMV possui larga experiência e é líder em navegação por satélite e um dos principais fornecedores mundiais das agências e organismos espaciais internacionais, assim como os grandes fabricantes e operadores de satélites. Possui escritórios em Portugal, Espanha, Alemanha, Roménia, Polónia, Estados Unidos da América e Malásia.

Assistiram a esta apresentação 23 pessoas, na sua maioria quadros técnicos da Câmara Municipal do Funchal e também Diretores de Museus e outras pessoas ligadas à área cultural.

Está prevista nova demonstração no Museu no final do mês de abril, em data a anunciar brevemente na página do Departamento de Ciência (www.cm-funchal.pt/ciencia).

(Fotos de: Ulisses/DCI)