27 Novembro 2021
Página Inicial
Palestra sobre biodiversidade marinha na Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
5 No dia 20 de março de 2012, a Diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal, Mafalda Freitas, deslocou-se à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre (Câmara de Lobos) onde foi preletora da palestra “O contributo da Estação de Biologia Marinha do Funchal para o conhecimento da biodiversidade marinha da Madeira” no âmbito da Educação e Formação de Adultos.

A palestra “O contributo da Estação de Biologia Marinha do Funchal para o conhecimento da biodiversidade marinha da Madeira” pretendeu dar a conhecer melhor a Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Na sua palestra, Mafalda Freitas deu a conhecer a diversidade marinha existente na Madeira e os projetos de investigação que estão a decorrer na Estação de Biologia Marinha do Funchal. O auditório onde decorreu a palestra, esteve cheio, com a presença de 2 turmas.

Um dos projetos de investigação apresentados foi o projeto “Bases para a Gestão e Valorização Gastronómica de Espécies Pesqueiras Profundas da Macaronésia” (MARPROF). Este projeto visa desenvolver e explorar novas perspetivas, no âmbito da exploração sustentável e valorização dos recursos marinhos profundos, criadas pelos frutuosos trabalhos efetuados, por esta mesma Parceria, ao longo da série de projetos PESCPROF. Este projeto irá efetuar uma prospeção orientada dos fundos marinhos profundos da Macaronésia, cobrindo novas áreas geográficas. Será ainda ampliada a inventariação da biodiversidade marinha profunda e criado um novo acervo de conhecimento biológico e pesqueiro imprescindível à gestão e desenvolvimento de novas pescarias, baseadas numa exploração sustentável. O projeto terá uma componente muito importante de valorização da qualidade e divulgação dos recursos haliêuticos profundos da Macaronésia, efetuando a sua análise nutricional e organolética e produzindo um guia gastronómico. No fim ficou o desafio de levar a exposição “Tesouros profundos do Oceano Atlântico” a esta escola.

(Fotos de: Luisa Costa /DCI)