20 Outubro 2021
Ilustração Científica no Boletim Informativo da DSIP Versão para impressão Enviar por E-mail
1 O Museu de História Natural do Funchal participou no último número do Boletim Informativo da Direção de Serviços de Investigação das Pescas com o artigo intitulado “A Ilustração Científica, Ferramenta Visual na Ciência” a convite da sua editora Dra. Adriana Alves. Neste artigo aborda-se a definição da Ilustração Científica, o seu contributo para a transmissão do conhecimento e apresentam-se vários exemplos da utilidade desta vertente da ciência.

A Ilustração Científica nasceu da necessidade de representar a natureza duma forma direta, acessível e legível quando ainda não tinha sido descoberto o processo fotográfico. No entanto, mesmo após a invenção da Fotografia, a Ilustração Científica continuou a ser usada até aos dias de hoje. Ela pode ser definida como um ramo da ciência aliado à arte cujo objetivo é interpretar os objectos com precisão e rigor em ciências biológicas e físicas. Pode incluir a ilustração de vida selvagem, da anatomia dos animais e plantas, a ilustração médica e geológica.

Este boletim é trimestral e aborda vários temas relacionados com a Biologia Marinha e Pescas, assim como artigos de opinião, entrevistas e novidades.

(Ilustração de: Helena Encarnação/DCI)